Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

EPR00144 - Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Produtos
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores Istefani Carísio de Paula (istefaniproducao.ufrgs.br)

Súmula

Aprofundamento de temas relacionados com a Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos; investigação de ferramentas, técnicas e métodos de projeto sistêmico de produtos sustentáveis. Contribuir para o avanço do conhecimento em temas relacionados com a gestão do PDP e com o projeto de produtos sustentáveis.

Objetivos

O objetivo principal da disciplina é aprofundar temas relacionados à gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos e ao projeto sistêmico de produtos sustentáveis. Preparar o aluno para utilizar as ferramentas e métodos, mas também desenvolver um espírito questionador e investigativo na área de desenvolvimento de produtos.

Programa

1. Introdução

Revisão de conceitos básicos relacionados à Gestão do PDP para nivelamento do conhecimento.

 

2. Conceitos gerais

Gestão do PDP e projeto de produto: influência de paradigmas e visões de mundo sobre a gestão do PDP

Projeto de produtos sistêmico x projeto de produto tradicional

 

3. Conteúdos de aprofundamento

Leitura de artigos, seminários, oficinas e exercícios em sala de aula a respeito dos seguintes temas:

3.1 Sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. Abordagens filosóficas, métodos e ferramentas aplicadas ao Desenvolvimento de Produto com enfoque em sustentabilidade: berço ao berço, capitalismo natural, ecologia industrial, método zeri, produçao limpa e outras

3.2 Abordagens contemporâneas: design territorial; PSS; projeto para a base da pirâmide

3.3 Valor, cadeia de valor, ferramentas de análise de valor e inovação

 

4. Desenvolvimento de tópico da dissertação ou tese relacionado com a disciplina

 

Método

Os procedimentos didáticos incluem a apresentação expositiva dos conceitos teóricos, realização de seminários/dinâmicas em sala de aula, desenvolvimento de atividade prática, mesas redondas com especialistas.

Avaliação

A disciplina será avaliada através de testes escritos (2 pontos), avaliações do desempenho de grupo em atividades de aula (1 ponto), seminários (2 pontos) e da elaboração de trabalhos práticos (5 pontos).

Bibliografia

ABELE, E.; ANDERL, R.; BIRKHOFER, H, G. Environmentally-friendly product development: methods and tools. Londres: Springer, 2005. 318p.

BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

BIRKLAND, J. Design for sustainability: a sourcebook of integrated, ecological solutions. Londres: Earthscan Publications, 2002.

BREZET, H.; VAN HEMEL, C. Ecodesign: a promising approach to sustainable production and consumption. Paris: UNEP, 1997.

CREVELING C. M.; SLUTSKY, J.; ANTIS, D., Design for Six Sigma: in technology and product development. Prentice Hall PTR, 2002.

GUIMARÃES, L. B. M. A Ecologia no Projeto de Produto: Design Sustentável, Design Verde, Ecodesign. In: GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia de Produto. 5.ed. Porto Alegre: FEENG, 2006.

GUIMARÃES, L. B. DE M. Ergonomia de produto. 4.ed. Porto Alegre: FEENG/UFRGS, 2004.

KRUKEN, L. Design e território. Valorização de identidades e produtos locais. Studio Nobel/SEBRAE. 2009.

PRAHALAD, C. K.  A Riqueza na base da pirâmide. Erradicando a pobreza com o lucro. Ed. Bookman Companhia, 2009.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; ALLIPRANDINI, D. H.; SACLICE, R. K.; SILVA, S. L. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p.

Cronograma


TÓPICOS ESPECIAIS EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Contexto e avaliações

agosto

07

Matrícula

 

14

Evolução do desenvolvimento de produto – visão do design e da engenharia

aulas expositivas, seminários e leituras

21

Desenvolvimento de espírito investigativo

aulas expositivas, seminários e leituras

28

Valor, cadeia de valor e rede de valor

aulas expositivas, seminários e leituras

setembro

04

Valor, cadeia de valor e rede de valor

aulas expositivas, seminarios e leituras

11

Design Territorial

aulas expositivas, seminarios e leituras

18

Design Territorial

aulas expositivas, seminarios e leituras

25

Desenvolvimento para a base da Pirâmide

aulas expositivas, seminarios e leituras

outubro

02

Desenvolvimento para a base da Pirâmide

aulas expositivas, seminarios e leituras

09

PDP – estratégias de mercado

aulas expositivas, seminarios e leituras

16

PDP – estratégias de mercado

aulas expositivas, seminarios e leituras

23

PDP – estratégias de mercado

aulas expositivas, seminarios e leituras

30

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Desenvolvimento de trabalho prático relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos - Análise do problema

novembro

06

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Análise do problema

13

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Planejamento da ação e leituras

20

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Planejamento da ação e leituras

27

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Desenvolvimento da solução

dezembro

04

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

 

Desenvolvimento da solução

11

Desenvolvimento de trabalho prático voltado ao tema da dissertação e relacionado com práticas do desenvolvimento de produtos

Desenvolvimento da solução

18

Entrega do trabalho. Avaliação da disciplina.

entrega Trabalho

Observação - as notas relativas a aulas expositivas e leituras serão dadas de acordo com os seguintes critérios:

Leitura dos artigos demonstrada através do domínio do conteúdo no debate de aula; Participação ativa no debate; Envolvimento nas atividades propostas em aula; assiduidade, qualidade dos seminários propostos.

 


Arquivos para Download

507_artigo_1_the_role_of_the_business.pdf

199.4 Kb

507_artigo_2_applying_systematic_reviews_report.pdf

307.3 Kb

507_artigo_3_empirical_systematic_review.pdf

383.1 Kb

507_artigo_4_bonillo_the_concept_of_perceived_value.pdf

269.0 Kb

507_artigo_5_afnor_joao_rodrigo.pdf

577.4 Kb

507_artigo_6_[peppard_e_rylander]_jordanda.pdf

320.6 Kb

507_artigo_7_vitor_historia_valor.doc

167.0 Kb

507_artigo_8_priscila_gunasekaran_2007_1.pdf

208.5 Kb

507_artigo_9_priscila_criacao_de_valor_compartilhado.doc

84.5 Kb

507_artigo_nbr206022.pdf

471.7 Kb

507_ficha_de_leitura_final.xls

52.0 Kb

507_mestrado_academico__aula_1.pdf

1,130.2 Kb

507_mestrado_academico__aula_2.pdf

336.2 Kb

507_mestrado_academico__aula_3.pdf

223.5 Kb

507_mestrado_academico__aula_4.pdf

206.5 Kb

507_mestrado_academico__aula_5.pdf

1,337.4 Kb

507_mestrado_academico__aula_6.pdf

732.0 Kb

507_mestrado_academico__aula_7.pdf

579.1 Kb

507_plano_top_especiais_dp_2012_2.doc

103.5 Kb

507_tabela_comparacao_analise_valor.xls

31.5 Kb

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.