Ensino | | |
Pesquisa | | |
Outros | | |
Projetos | | |
ENG09006 - Gerência da Qualidade |
Carga horária | 04 h/a |
Pré-requisitos | ENG09004 |
Professores |
Christine Tessele Nodari (pitiproducao.ufrgs.br) |
Súmula Qualidade: uma filosofia de gestão. Definições de qualidade orientadas ao cliente e qualidade como uma estratégia competitiva. O envolvimento dos trabalhadores: a mudança cultural e o desenvolvimento de recursos humanos. Gerenciamento da rotina e gerenciamento das melhorias. Melhoria contínua: o processo de solução de problemas, o ciclo PDCA e os círculos de controle da qualidade. Os custos da má qualidade: custos da prevenção, custos de inspeção, custos de falhas internas e externas. Objetivos O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes gestão da qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área. Para atingir os objetivos são conduzidas aulas de caráter teórico, bem como trabalhos práticos que visam desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, aprofundando a familiaridade dos alunos com os temas estudados.
Programa Qualidade: Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade, Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e o TQM: Programas de sugestões, Círculos de Controle de Qualidade, Trabalhos em equipes, Os cincos sensos. Método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do PDCA Ferramentas da qualidade: Visão geral do uso das ferramentas da qualidade. Custos da má qualidade: Conceito de Custo da Má Qualidade, Vantagens da Avaliação dos Custos da Má Qualidade, Elementos dos Custos da Má Qualidade, Interação entre os custos da Má Qualidade. Pesquisa de mercado Método Aulas expositivas para apresentação dos conceitos básicos. Realização de debates, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos, elaboração de resenhas, resolução de exercícios e aplicação prática de conteúdos. Avaliação Avaliação
A avaliação final é composta pela média ponderada de 2 notas: 1. Provas - peso 7 2. Trabalho 5 Sensos - peso 3
Os alunos com média igual ou maior que 3 e freqüência nas aulas igual ou superior a 75%, poderão fazer o exame final. Após o exame, a nota final é calculada como NF = (M + 2´Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6 para aprovação. OBS 1: Trabalhos entregues posteriormente às datas definidas valerão a metade da sua nota. OBS 2: Não haverá recuperação de nota por não comparecimento na data da realização dos trabalhos e prova, salvo exceções acertadas com o professor.
TRABALHO FINAL:aplicação prática do 5 sensosEstrutura em forma de artigo cientifico:1. Titulo, autores, resumo 2. Comentários inicias: apresentação do tema do artigo, da empresa e dos objetivos do trabalho. 3. Apresentação teorica 4. Aplicação prática do 5 sensos: descrever empresa, etapas realizadas, resultados alcançados e/ou esperados 5. Concluir sobre a atividade Referências Bibliográficas Anexos e Apêndices.
O artigo deve ser entregue em meio digital na data definida no cronograma. Bibliografia AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2002, 229 p. ALVAREZ, R.R. Análise Comparativa de Metodologias para a Identificação, Análise e Solução de Problemas. Porto Alegre: UFRGS, 1995. Dissertação (Mestrado), PPGEP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: Sistema de gestão da qualidade – Requisitos. 2000. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 17025: Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. 2001. BROCKA, B. & BROCKA, M. S. Gerenciamento da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1995. CAMP, R. Benchmarking: o caminho da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1993. CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 220p. CARLZON, J. A hora da verdade. 10. ed. Rio de Janeiro: COP, 1994. 120p. DELLARETTI Filho, O. As sete ferramentas do planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Otoni, Escola de Engenharia, UFMG, 1996. 183p. Encontro Nacional de CCQ - Casos reais de Círculos de Controle da Qualidade, 1, 1996, Salvador. Anais. Salvador: Fundação Christiano Ottoni, 1996. FAESARELLA, I.; SACOMANO, J. B. e CARPINETTI, L.C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Ferramentas. São Paulo: EESC-USP, 1996. FEIGENBAUM, A.V. Controle da Qualidade Total. São Paulo: Makron Books, 1994. 4v. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. Parte I - O conceito da qualidade. Japanese Japanese JURAN, J.M. Juran na liderança pela qualidade. 3ed. São Paulo: Pioneira, 1995. 386p. KAPLAN, R. A estratégia em Ação. São Paulo: Campus, 1996. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993. MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoque e ferramentas. São Paulo: Artliber, 2001, 263 p. MOURA, E.C. As sete ferramentas gerenciais da qualidade, implementando a melhoria contínua com maior eficácia. São Paulo: Makron Books, 1994. 118p. PIZZOLATO, Morgana. Notas de aula de Gerência da Qualidade. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003. 93 p REQUISITOS DO SISTEMA DA QUALIDADE – QS 9000. DaimierChrysier Corporation, Ford Motor Company and General Motors Corporation, Versão em português: Instituto da Qualidade Automotiva,1997. Seminário de Desdobramento pela Qualidade. Gestão pela qualidade total em produção: casos reais de manutenção e manufatura. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996. 203 p. SHORES, A. R. Improving the quality of management systems. Quality Progress n.61992. v. 25. p.53-57. TEBOUL, J. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. 294p. WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento do Processo. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.
Fontes de consulta:
Revista Produção. Disponível em : <http://www.producaoonline.inf.br> Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Disponível em: <http://www.portalqualidade.com.br> American Society for Quality. Disponível em : <http://www.asq.org> Quality Resources Online. Disponível em : <http://www.quality.org>
Cronograma GERENCIA DA QUALIDADE TURMA A - 2013/02 Quartas na sala 505 e Sextas na sala 505 – 10h30 às 12h10
GERENCIA DA QUALIDADE TURMA B - 2013/02 Terças na sala 603 – 8h30 as 11h50
Arquivos para Download
|
DISCIPLINAS | |||||||
|