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ENG09006 - Gerência da Qualidade
Carga horária 04 h/a
Pré-requisitos ENG09004
Professores Christine Tessele Nodari (pitiproducao.ufrgs.br)

Súmula

Qualidade: uma filosofia de gestão. Definições de qualidade orientadas ao cliente e qualidade como uma estratégia competitiva. O envolvimento dos trabalhadores: a mudança cultural e o desenvolvimento de recursos humanos. Gerenciamento da rotina e gerenciamento das melhorias. Melhoria contínua: o processo de solução de problemas, o ciclo PDCA e os círculos de controle da qualidade. Os custos da má qualidade: custos da prevenção, custos de inspeção, custos de falhas internas e externas.

Objetivos

O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes gestão da qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área. Para atingir os objetivos são conduzidas aulas de caráter teórico, bem como trabalhos práticos que visam desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, aprofundando a familiaridade dos alunos com os temas estudados.

 

Programa

Qualidade: Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade, Dimensões da Qualidade, TQC/TQM.

Os recursos humanos e o TQM: Programas de sugestões, Círculos de Controle de Qualidade, Trabalhos em equipes, Os cincos sensos.

Método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do PDCA

Ferramentas da qualidade: Visão geral do uso das ferramentas da qualidade.

Custos da má qualidade: Conceito de Custo da Má Qualidade, Vantagens da Avaliação dos Custos da Má Qualidade, Elementos dos Custos da Má Qualidade, Interação entre os custos da Má Qualidade.

Pesquisa de mercado

Método

Aulas expositivas para apresentação dos conceitos básicos. Realização de debates, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos, elaboração de resenhas, resolução de exercícios e aplicação prática de conteúdos.

Avaliação

Avaliação

A avaliação final é composta pela média ponderada de 2 notas:

1. Provas - peso 7

2. Trabalho 5 Sensos - peso 3

É considerado aprovado o aluno que tiver média M igual ou superior a 6, prova com nota igual ou superior a 4 e freqüência nas aulas igual ou superior a 75%.

Os alunos com média igual ou maior que 3 e freqüência nas aulas igual ou superior a 75%, poderão fazer o exame final.

Após o exame, a nota final é calculada como NF = (M + 2´Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6 para aprovação.


OBS 1: Trabalhos entregues posteriormente às datas definidas valerão a metade da sua nota.

OBS 2: Não haverá recuperação de nota por não comparecimento na data da realização dos trabalhos e prova, salvo exceções acertadas com o professor.

 

TRABALHO FINAL:

 aplicação prática do 5 sensos

 

 Estrutura em forma de artigo cientifico:

1. Titulo, autores, resumo    

2. Comentários inicias: apresentação do tema do artigo, da empresa e dos objetivos do trabalho.

3.    Apresentação teorica

4.    Aplicação prática do 5 sensos: descrever empresa, etapas realizadas, resultados alcançados e/ou esperados

5. Concluir sobre a atividade

Referências Bibliográficas

Anexos e Apêndices.

 

O artigo deve ser entregue em meio digital na data definida no cronograma.

 

Bibliografia

AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2002, 229 p.

ALVAREZ, R.R. Análise Comparativa de Metodologias para a Identificação, Análise e Solução de Problemas. Porto Alegre: UFRGS, 1995. Dissertação (Mestrado), PPGEP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  NBR ISO 9001: Sistema de gestão da qualidade – Requisitos. 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  NBR ISO/IEC 17025: Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. 2001.

BROCKA, B. & BROCKA, M. S.  Gerenciamento da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1995.

CAMP, R. Benchmarking: o caminho da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1993.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês).  3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992.  220p.

CARLZON, J.  A hora da verdade.  10. ed.  Rio de Janeiro: COP, 1994.  120p.

DELLARETTI Filho, O. As sete ferramentas do planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Otoni, Escola de Engenharia, UFMG, 1996. 183p.

Encontro Nacional de CCQ - Casos reais de Círculos de Controle da Qualidade, 1, 1996, Salvador. Anais. Salvador: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

FAESARELLA, I.;  SACOMANO, J. B. e CARPINETTI, L.C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Ferramentas. São Paulo: EESC-USP, 1996.

FEIGENBAUM, A.V. Controle da Qualidade Total. São Paulo: Makron Books, 1994. 4v.

GARVIN, D.A.  Gerenciando a qualidade.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.  Parte I - O conceito da qualidade.

Japanese Union of Cientists and Engineers - JUSE.  TQC Solutions: The 14 Step Process . Cambridge: Productivity Press, 1991. (The Problem-solving Process, v.1).

Japanese Union of Cientists and Engineers - JUSE.  TQC Solutions: The 14 Step Process. Cambridge: Productivity Press, 1991. (Applications, v.2 ).

JURAN, J.M.  Juran na liderança pela qualidade. 3ed. São Paulo: Pioneira, 1995. 386p.

KAPLAN, R. A estratégia em Ação. São Paulo: Campus, 1996.

KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade.  São Paulo: Gente, 1993.

MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoque e ferramentas.  São Paulo: Artliber, 2001, 263 p.

MOURA, E.C. As sete ferramentas gerenciais da qualidade, implementando a melhoria contínua com maior eficácia.  São Paulo: Makron Books, 1994.  118p.

PIZZOLATO, Morgana.  Notas de aula de Gerência da Qualidade. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003. 93 p

REQUISITOS DO SISTEMA DA QUALIDADE – QS 9000.  DaimierChrysier Corporation, Ford Motor Company and General Motors Corporation, Versão em português: Instituto da Qualidade Automotiva,1997.

Seminário de Desdobramento pela Qualidade. Gestão pela qualidade total em produção: casos reais de manutenção e manufatura. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996. 203 p.

SHORES, A. R.  Improving the quality of management systems.  Quality Progress n.61992. v. 25.  p.53-57.

TEBOUL, J. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.  294p.

WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento do Processo. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.

 

Fontes de consulta:


Revista Banas Qualidade. Disponível em:
<
http://www.banasqualidade.com.br>
Revista Produção. Disponível em : <
http://www.producaoonline.inf.br>
Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Disponível em:
<
http://www.portalqualidade.com.br>
American Society for Quality. Disponível em : <
http://www.asq.org>
Quality Resources Online. Disponível em : <
http://www.quality.org>

 

 

Cronograma

GERENCIA DA QUALIDADE

TURMA A - 2013/02

Quartas na sala 505 e Sextas na sala 505 – 10h30 às 12h10

Data

Aula

Descrição

07/ago

Qua

2

Apresentação da disciplina, Conceitos e evolução do TQC e TQM

09/ago

Sex

3

PDCA - introdução

14/ago

Qua

4

Ferramentas da qualidade

16/ago

Sex

5

Ferramentas da qualidade

21/ago

Qua

6

Ferramentas da qualidade

23/ago

Sex

5

Ferramentas da qualidade

28/ago

Qua

6

Ferramentas da qualidade

30/ago

Sex

7

Ferramentas da qualidade

04/set

Qua

8

Ferramentas da qualidade

06/set

Sex

9

Ferramentas da qualidade

11/set

Qua

10

Ferramentas da qualidade

13/set

Sex

11

Ferramentas da qualidade

18/set

Qua

12

Ferramentas da qualidade + PDCA - consolidação

20/set

Sex

13

FERIADO

25/set

Qua

14

Programa 5S  - teoria inicial +  proposição do trabalho prático da disciplina

27/set

Sex

15

Programa 5S 

02/out

Qua

16

PROVA 1

04/out

Sex

17

Aula acompanhamento do trabalho 5S – não há chamada

09/out

Qua

18

Apresentação de Follow up do trabalho 5 S – grupos apresentam resultados do 1º senso – Seleção e Descarte Programa 5S

11/out

Sex

19

Aula acompanhamento – não há chamada

16/out

Qua

20

Apresentação de Follow up do trabalho 5 S – grupos apresentam resultados do 2º senso – Organização e 3º senso – Limpeza

18/out

Sex

21

Aula acompanhamento do trabalho 5S – não há chamada

23/out

Qua

22

Atividades da Semana Acadêmica – não haverá aula

25/out

Sex

23

Atividades da Semana Acadêmica – não haverá aula

30/out

Qua

24

Apresentação de Follow up do trabalho 5 S – grupos apresentam resultados do 4º senso – saúde higienie e padronização e 3º senso – Auto disciplina

01/nov

Sex

25

Custo da qualidade

06/nov

Qua

26

Trabalho extraclasse sobre Especialistas da Qualidade (não haverá aula)

08/nov

Sex

27

Trabalho extraclasse sobre Especialistas da Qualidade (não haverá aula)

13/nov

Qua

28

Especialistas da Qualidade * Entrega do trabalho 5S - enviar por email

15/nov

Sex

29

FERIADO

20/nov

Qua

30

 Abordagens e dimensões da qualidade

22/nov

Sex

31

Abordagens e dimensões da qualidade

27/nov

Qua

32

RH no TCQ

29/nov

Sex

33

Pesquisa de marketing

04/dez

Qua

34

Pesquisa de marketing

06/dez

Sex

35

PROVA 2

11/dez

Qua

36

Conceitos da prova 2

13/dez

Sex

37

EXAME

18/dez

Qua

38

*

20/dez

Sex

39

*

 

 

 

GERENCIA DA QUALIDADE

TURMA B - 2013/02

Terças na sala 603 – 8h30 as 11h50

Data

 

Aula

Descrição

06/ago

Ter

1

Apresentação da disciplina e Conceitos e evolução do TQC e TQM e PDCA introdução Ferramentas da qualidade

13/ago

Ter

2

Ferramentas da qualidade

20/ago

Ter

3

Ferramentas da qualidade

27/ago

Ter

4

Ferramentas da qualidade

03/set

Ter

5

Ferramentas da qualidade + PDCA consolidação

10/set

Ter

6

Programa 5S - teoria + proposição do trabalho da disciplina

17/set

Ter

7

PROVA 1

24/set

Ter

8

Programa 5 sensos

01/out

Ter

9

Aula de acompanhamento do trabalho de 5 sensos

08/out

Ter

10

Follow up do trabalho 5 S – grupos apresentam resultados do 1º senso (utilização)  e  2º senso (organização)

15/out

Ter

11

Aula de acompanhamento do trabalho de 5 sensos

22/out

Ter

12

Atividades da Semana Acadêmica – não haverá aula

29/out

Ter

13

Follow up do trabalho 5 S – grupos apresentam resultados do 3º senso – Limpeza  4ºsenso - saúde, higiene e padronização  e 5º senso - Disciplina

05/nov

Ter

14

Trabalho extra classe – não haverá aula

12/nov

Ter

15

GURUS da Qualidade + RH no TCQ

19/nov

Ter

16

Abordagens + Dimensões da qualidade  Entrega do trabalho 5S- versão escrita – enviar por email

26/nov

Ter

17

Custos da qualidade + Pesquisa de marketing

03/dez

Ter

18

PROVA 2

10/dez

Ter

19

EXAME

17/dez

Ter

20

**

 


Arquivos para Download

386_1._apresentacaodisc_tqc_tqm.pdf

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386_10._gurus_da_qualidade.pdf

1,019.1 Kb

386_11.abordagens.pdf

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386_12._recursos_humanos_e_o_tqm.pdf

1,519.6 Kb

386_13._custos_da_qualidade.pdf

583.1 Kb

386_14._pesquisa_de_mercado_2011_[modo_de_compatibilidade].pdf

932.1 Kb

386_2._pdca.pdf

281.3 Kb

386_3._ferramentas.pdf

3,605.2 Kb

386_4.ferramentas_da_qualidade_parte_2.ppt

360.0 Kb

386_5._ferramentas.pdf

324.9 Kb

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420.7 Kb

386_7.ferramentas.pdf

572.0 Kb

386_8.ferramentas.pdf

310.5 Kb

386_9._os_cinco_sensos.pdf

2,333.1 Kb

386_cronograma_gq_2012_01_turma_a.docx

21.1 Kb

386_cronograma_gq_2012_01_turma_b.docx

19.8 Kb

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45.5 Kb

386_dados_notas_x_faltas.xlsx

10.1 Kb

386_instrucoes_trabalho_5_sensos.ppt

234.5 Kb

386_notas_turma_b_2012_2.pdf

25.2 Kb

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1,047.0 Kb

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