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ENG09023 - Planejamento Estratégico da Produção
Carga horária 02 h/a
Pré-requisitos CRE00165
Professores Cláudio José Müller (cmullerproducao.ufrgs.br)

Súmula

Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los. Entre os benefícios de se ter um plano estratégico, pode-se citar: Visão de conjunto - cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; Direção única para todos - alinha os esforços de todos para o atingimento de objetivos comuns; Agiliza e fundamenta a tomada de decisão; Alicerça o orçamento da organização - otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; Melhor capacidade de adaptação - facilita a restruturação organizacional frente às mudanças do ambiente; Reforça a motivação; e Melhora o controle.

Objetivos

a.       Capacidade de elaboração do plano estratégico do negócio;

b.       Capacidade de estruturação da administração estratégica nas organizações;

c.       Discernimento dos diversos conceitos inerentes ao estudo de estratégia, com ênfase na discussão de estratégias de produção.

Programa

·         Evolução do pensamento estratégico

·         Conceitos básicos

·         Por que planejamento (administração) estratégico?

·         Estruturação da condução do PE (Como fazer?)

o        Identidade organizacional (Quem somos?)

o        Análise do ambiente (Onde estamos?)

o        Delineamento das estratégias (Para onde vamos? e Como chegaremos lá?)

·         Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação (Como saber se estamos no caminho?)

·         Estudar o papel da produção na estratégia competitiva da empresa, analisando as principais decisões estratégicas da produção a partir dos critérios de competitividade

Método

Serão utilizados diversos instrumentos de aprendizagem, entre os quais se destacam:

·         Aulas expositivo-dialogadas;

·         Construção e Estudos de casos em grupo;

·         Leituras e resenhas críticas individuais;

·         Questionários individuais;

·         Avaliações individuais.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio dos diversos instrumentos de aprendizagem utilizados ao longo da disciplina, como exercícios teóricos e trabalhos práticos aplicados, desdobrados em partes intra e extra-classe, tendo, aproximadamente, a seguinte composição ponderada:

Trabalhos individuais (10% - 40%)

Trabalhos em grupo (10% - 40%)

Prova(s) (20% - 80%)

A nota mínima em cada avaliação é 3,0. Caso o aluno não atinja esta nota numa avaliação estará automaticamente reprovado.

É considerado aprovado o aluno que tiver média igual ou superior a 6 e, obviamente, nenhuma nota inferior a 3. Os alunos que não preencherem este requisito serão submetidos a um exame final. Após o exame, a nota final é calculada como NF = (Média+2×Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6 para aprovação.

 

Bibliografia

Básica:

MÜLLER, Cláudio J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013.

 

Complementar:

ANSOFF, H. Igor; McDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. 592 p.

BARCELLOS, Paulo F. P. Estratégia empresarial. In: SCHMIDT, Paulo (Org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002. 262 p. cap. 2, p.39-52.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas diretrizes. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996. 334 p.: il.

CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993. 492 p.

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HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Strategic intent. Harvard Business Review, Boston, v.67, n.3, p.63-76, may/june 1989.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 416 p.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 360 p.

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MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. 304 p.

NAISBITT, John. Megatendências. N. ed. São Paulo: Abril, 1983.

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PAGNONCELLI, D.; VASCONCELLOS FILHO, P. Construindo estratégias para competir no século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 384 p.

POPCORN, Faith; MARIGOLD, Lys. Click: 16 tendências que irão transformar sua vida, seu trabalho e seus negócios no futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 576 p.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 364 p.

PORTER, Michael E. What is strategy?. Harvard Business Review, Boston, v.74, n.6, p.61-78, nov./dec. 1996.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990. 530 p.

RHODEN, Marisa Ignez dos S.. Método de desenvolvimento de administração estratégica para pequenas empresas. 2000. 290 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ROSSI, Carlos A. V.; LUCE, Fernando B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 26., 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002. 1 CD.

SCOTT, Cynthia D.; JAFFE, Denis T.; TOBE, Glenn R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. 124 p.

SLACK, Nigel. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo, Atlas, 1993. 224 p.

VALADARES, Maurício C. B. Planejamento estratégico empresarial: foco em clientes e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 140 p.

Cronograma



Arquivos para Download

403_1960_havard_business.pdf

126.5 Kb

403_estudo_dirigido_pe_meio.doc

35.0 Kb

403_formularios_pe_tese.xls

136.5 Kb

403_pe_2012_claudio_muller.ppt

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