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EPR00209 - Pesquisa de Mercado e QFD
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores Márcia Elisa Echeveste (echevesteproducao.ufrgs.br)

Súmula
Pesquisa de mercado: definição do escopo, planejamento da pesquisa, etapas e procedimentos. Instrumentos de coleta de dados em pesquisa de mercado voltada ao QFD. Importância do QFD no contexto de melhorias e desenvolvimento de produtos, processos e serviços. Conceitos básicos do QFD. As abordagens usuais do QFD. A utilização do QFD - O Desdobramento da Qualidade na Manufatura: matriz da qualidade, matriz do produto, matriz dos processos, matriz da infra estrutura e recursos humanos. O Desdobramento da Qualidade em Serviços: matriz da qualidade, matriz de serviços, matriz de infra estrutura e recursos humanos. Priorização e plano de ação.

Objetivos

Capacitar o aluno a utilização do QFD como ferramenta de planejamento das melhorias na qualidade e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

Programa

1. Introdução ao QFD

·      O que é o QFD

·      Motivação para o planejamento

·      As abordagens usuais do QFD

2. O Modelo Conceitual do QFD

·      Comentários iniciais

·      O conjunto de matrizes do QFD

3. Desdobramento da Qualidade em Serviços

·      A matriz da qualidade

·      A matriz dos serviços

·      A matriz dos recursos

·      A avaliação de custos

·      O planejamento da qualidade em serviços

4. Desdobramento da Qualidade na Manufatura

·      A matriz da qualidade

·      A matriz do produto

·      A matriz dos processos

·      A matriz dos recursos

·      A avaliação d custos

·      O planejamento da qualidade em serviços

5. Exemplos de aplicação de matrizes do QFD

6. Comentários finais sobre o QFD

·      Exemplos de Aplicação

·      Sobre a popularidade do QFD

·      Sobre o emprego do QFD

·      O QFD como um sistema de qualidade

Método

Exposições teóricas seguidas de trabalhos práticos com o apoio de computador. O entendimento da matéria é alcançado a partir dos trabalhos práticos, quando o aluno deve por a prova os conhecimentos teóricos adquiridos. Ênfase no entendimento do produto ou serviço em estudo e respectivo desdobramento da qualidade.

Avaliação

A avaliação considera a frequencia em sala de aula, participação nos trabalhos práticos desenvolvido em aula.  Ao final, será realizada uma apresentacao do trabalho seguida de um artigo a respeito do tema desenvolvido em aula.

Bibliografia

  1. RIBEIRO J. L. D.; ECHEVESTE, M. E. ; DANILEVICZ, A. M. D. A Utilizacao de QFD na Otimizaçao de Produtos, Processos e Serviços. Porto Alegre: FEEng/UFRGS, 2001. 98 p. : il
  2.        Akao, Y., (1990), Quality function Deployment: integrating customer requirements into product design.  Productivity Press, Cambridge, USA.
  3. Brown, P.G. (1991),  QFD: echoing the voice of the customer.  AT&T Technical Journal, March/April, 1991.
  4. Eureka, W.E. & Ryan, N.E., (1993), QFD - Perspectivas gerenciais do Desdobramento da Função Qualidade.  Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 105 p.
  5. Feingenbaum, A.V., (1961),  Total Quality Control.  New York, McGraw-Hill.
  6. Ferreira, A.M. (1997)  Desdobramento da Qualidade em Serviços: o caso da Biblioteca da Escola de Engenharia. Porto Alegre, Escola de Engenharia, 1997. 165p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – PPGEP/UFRGS.
  7. Ferreira, A.M. & Ribeiro, J.L.D.  (1995) O uso do QFD no gerenciamento de projetos: um estudo de caso no setor de serviços. In: XV ENEGEP, São Carlos, v. I,  set./95, p.507-512.
  8. Havener, C. (1993) Improving the quality of quality. Quality Progress, nov. 93. p.41-44.
  9. King, R. (1987), Better designs in half the time - implementing QFD in America.  Methuen, Massachusetts: Goal/QPC.
  10. Maddux,G.A.; Amos, R.W. & Wyskida, A.R. (1991) Organization can aplly Quality Function Deployment as strategic planning tool. Industrial Engineering. Sep/91 p.33-37.
  11. Mizuno, S. and Akao, Y., (1994),  QFD: the customer driven approach to quality planning and design. Tokyo, Japan. Asian Productivity Organization, 365 p.
  12. Ribeiro, J.L. & Echeveste, M.E., (1994), A aplicação de Projeto de Experimentos no ambiente do QFD.  Caderno Técnico 03/94,  PPGEP/UFRGS, Porto Alegre, Brasil.
  13. Sullivan, L.P. (1988), Policy management through Quality Function Deployment.  Quality Progress, June 1988.
  14. Wasserman, G.S. (1993),  On how to prioritize design requiriments during the QFD planning process.  IIE Transactions, Vol. 25, No. 3, pp 59-65.

 

Cronograma

Aula

Dia

Conteúdo

 

AGOSTO

1

Introdução a disciplina, visão geral dos tópicos.

Definição de um tema de pesquisa; Tipos de pesquisa/Etapas de uma pesquisa

Reconhecimento e formulação do problema de pesquisa; Briefing de pesquisa/  Exploração Inicial do Tema;

Aividade: Definir tema de pesquisa a ser desenvolvido em aula

Atividade extra-classe: Procura de artigos relacionados ao tema

3

Definição dos objetivos de pesquisa

Questões de pesquisa e formulação de hipóteses

Determinação de fonte de dados

Atividade: Descrever a exploração do tema e objetivos da pesquisa

Elaborar as questões de pesquisa;

leitura para discussão na próxima aula.  Capitulo 5 - Malhotra (2001)

4

Pesquisa qualitativa X pesquisa quantitativa

Métodos e técnicas de coleta de dados: Métodos e técnicas qualitativas e Métodos e técnicas quantitativas; Considerações sobre planejamento amostral

Atividade: Descrever o método que poderia ser utilizada na pesquisa a ser desenvolvida. Discussão do capitulo 5  -  Malhotra (2001)

5

Planejamento amostral

Elaboração de questionário qualitativo e quantitativo

Atividade: Conclusão e execução do questionário qualitativo

 

 

SETEMBRO

6

Analise de dados qualitativos e questionário quantitativo

Atividade: Organização dos dados da pesquisa qualitativa e organização do questionário quantitativo

 Avaliação da arvore de qualidade demandada

Atividade: Concluir o questionário fechado e obter os pesos através da pesquisa quantitativa

7

Distribuição dos pesos; avaliação estratégica e do mercado;

Atividade: Analise das Respostas do questionário quantitativo;

ENTREGA 1: Introdução ate planejamento da pesquisa

8

Introdução ao QFD: Matriz da Qualidade

Atividade: realizar a matriz da qualidade

Atividade Extra-classe: Pesquisar para próxima aula 2 artigos de QFD com propostas de modelos conceituais diferentes aplicados a área de interesse.

 

 

OUTUBRO

9

Escrever introdução e estrutura do trabalho final, consolidar matriz da Qualidade

Atividade: realizar a matriz da qualidade

10

Matriz do produto/procedimentos

Atividade: realizar a matriz do produto

11

Discutir conceituais encontrados na literatura

Matriz de parâmetros do processo e matriz de processos

Atividade: desdobramento das matrizes; discussão dos artigos.

12

Matriz dos recursos humanos e infra-estrutura

Atividade: desdobramento das matrizes

ENTREGA 2: Revisão teórica  e modelo conceitual

 

 

NOVEMBRO

13

Matriz de Custos e planejamento da qualidade

14

Seminários

15

Discussão do emprego das matrizes do QFD no meio industrial

Atividade: Discussão de artigos:  Seminário Execução do trabalho,

 

 

DEZEMBRO

16

Apresentação do trabalho final

 

ENTREGA 3:  Trabalho (artigo para congresso)


Arquivos para Download

123_cronograma_pm&qfd.doc

36.0 Kb

123_cronograma_pmeqfd-2011.docx

24.2 Kb

123_etapas_pesquisa&elaboracaoquestionario.pdf

897.7 Kb

123_modelo_questionario.xls

460.0 Kb

123_notas_de_aula_qfd_2008.pdf

395.3 Kb

123_pesquisa_notas_aula.pdf

352.6 Kb

123_qfdpneu.xls

81.5 Kb

123_qfd_setor_alimentos.pdf

337.5 Kb

123_qfd_software.pdf

256.1 Kb

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