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EPR00120 - Gerenciamento de Processos
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores Cláudio José Müller (cmullerproducao.ufrgs.br)

Súmula

A disciplina busca fornecer subsídios para a melhor compreensão e efetivo gerenciamento das atividades empresariais, envolvendo seu planejamento e controle.

A implantação estratégica se dá ao nível dos processos organizacionais. Na tentativa de garantir isto, o sistema de indicadores exerce o papel de desdobrar metas aos processos e retornar seu desempenho. As empresas são tradicionalmente organizadas funcionalmente, por setores ou departamentos. Os processos empresariais são muitas vezes interfuncionais. Pouco adianta então um desempenho excelente de uma área ou departamento; o cliente é atendido por processos interfuncionais e sente o efeito do pior desempenho dentro destes processos. Portanto, o gerenciamento por processos é elemento importante para a consecução dos objetivos empresariais.

Objetivos

A disciplina tem por objetivo principal capacitar o aluno a:

a.      Compreender as diferenças da gestão por processos frente à gestão funcional;

b.      Visualizar os aspectos mais relevantes na construção de um modelo de avaliação de desempenho, contemplando a visão de processos e de planejamento estratégico;

c.       Estruturar a implantação da gestão por processos.

 

Programa

Os seguintes conteúdos serão abordados na disciplina:

 

·       Introdução - Sistema de gestão empresarial – MEIO (Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações)

·        Planejamento Estratégico

·        Avaliação de Desempenho

o       Por que usar indicadores

o       Dimensões

o       Níveis

o       Gerenciamento por Diretrizes

o       Antigos paradigmas

·        Modelos de Medição de Desempenho

·        Gerenciamento de Processos

o       Razões para Análise dos Processos

o       Processos - uma Visão Geral

o       Etapas do Aperfeiçoamento dos Processos

o       Análise dos Processos Internos de Trabalho

o       Análise do Valor Agregado

o       Implementando Melhorias nos Processos

o       Criando uma Estrutura para Gestão dos Processos

·        Discussão de casos

·        Apresentação/discussão de temas relacionados

 

Método

Para atingir seus objetivos, são usados diversos métodos didáticos, entre os quais se destacam: exposições dialogadas, estudos de casos, seminários, exercícios em aula e trabalhos extra-classe.

Avaliação

A avaliação é composta por testes, provas, trabalhos e apresentações realizados ao longo da disciplina, gerando uma média ponderada (M). Deve ser realizada uma aplicação prática dos conteúdos trabalhados em aula. Além disso, um dos produtos finais da disciplina é um artigo passível de publicação em periódico e/ou evento da área. É considerado aprovado o aluno que tiver média igual ou superior a 6 e nenhuma nota inferior a 4. Os alunos que não preencherem este requisito serão submetidos a um exame final. Após o exame, a nota final é calculada como NF = (M+2×Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6 para aprovação.

 

 

 

 

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

DAVENPORT, Thomas. H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

 

HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 29. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 216 p.

 

HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993. 368 p.

 

MÜLLER, Cláudio J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013.

OBOLENSKY, Nick. Guia prático de reengenharia: técnicas e ferramentas para alcançar uma mudança eficaz. Rio de Janeiro: Record, 1996. 392p.

 

RUMMLER, Geary A.; BRACHE, Alan P. Melhores desempenhos das empresas. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 284 p.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BOOTH, Rupert. Process mapping: simple as ABC. Management Accounting, London, p.32, mar. 1995.

 

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1994. 276p.

 

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês).  2. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1993. 240p.

 

CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade total: padronização de empresas. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 124p.

 

COOPER, Robin; KAPLAN, Robert S.; MAISEL, Lawrence S.; MORRISSEY, Eileen; OEHM, Ronald M. From ABC to ABM: does activity-based management automatically follow from an activity-based costing project?  Management Accounting, London, v.74, n.5, p.54-57, nov. 1992.

 

CRUZ, T. Sistemas, métodos & processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

 

DAVENPORT, Thomas H. The coming commoditization of processes. Harvard Business Review, Boston, v.83, n.6, p.100-108. Jun. 2005.

 

DAVENPORT, Thomas H.; SHORT, James E. The new industrial engineering: information technology and business process redesign. Sloan Management Review, Cambridge, v.31, n.4, p.11-27, summer 1990.

 

ELZINGA, D. J.; HORAK, T.; CHUNG-YEE, L.; BRUNER, C.. Business process management: survey and methodology. IEEE Transactions on Engineering Management, Portland, v.42, n.2, p.119-128, may 1995.

 

FRIES, S. H. A performance measurement concept for business process management. In: TOTAL QUALITY MANAGEMENT WORLD CONGRESS, 1., 1995, London. Proceedings... London: Chapman & Hall, 1995, p.169-172.

 

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processos, que processos? Revista de Administração de Empresas, v.40, n.4, p.8-19. São Paulo: out./dez. 2000a.

 

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processo. Revista de Administração de Empresas, v.40, n.1, p.6-19. São Paulo: jan./mar. 2000b.

 

GULLEDGE Jr., T. R.; SOMMER, R. A.. Business Process Management: public sector implications. Business Process Management Journal, Bradford, UK, v.8, n.4, p.364-376, 2002.

 

HAMMER, Michael; STANTON, Steven. How process enterprises really work. Harvard Business Review, Boston, v.??, n.?, p.108-118. Nov.-Dec. 1999.

 

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 236 p.

 

LEE, R. G.; DALE, B.G.. Business process management: a review and evaluation. Business Process Management Journal, Bradford, UK, v.4, n.3, p.214-225, 1998.

 

MÜLLER, Cláudio J.; CORTIMIGLIA, Marcelo N.; GABRIELLI, Leandro V.; KAPPEL, Alexandre M. Gerenciamento de processos e indicadores em educação à distância. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... Porto Alegre: ABEPRO, 2003. 1 CD.

 

O´REAGAN, N.; GHOBADIAN, A. Formal strategic planning: the key to effective business process management?. Business Process Management Journal, Bradford, UK, v.8, n.5, p.416-429, 2002.

 

SENTANIN, Odemilson Fernando. Gestão por processos em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento: Objetivo estratégico de um modelo de gestão. 2004. (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de São Carlos, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 159 p.

 

SIMPSON, M.; KONDOULI, D.; WAI, P.H. From benchmarking to business process re-engineering: a case study. Total Quality Management, London, v.10, ns.4&5, p.S717-724, 1999.

 

 

Cronograma



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