Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

ENG09034 - Gerenciamento de Serviços em Produção e Transportes
Carga horária 04 h/a
Pré-requisitos ENG09031 O CRE00165
Professores Ângela de Moura Ferreira Danilevicz (angelamfdproducao.ufrgs.br)

Súmula

Definição e natureza dos serviços. Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico. Diferenças e igualdades nas abordagens de gerenciamento de manufaturas e de serviços. Serviços como fonte de vantagem competitiva para as empresas no ambiente atual. As operações de serviços e suas particularidades. Projetos de serviços. Marketing de serviços. Qualidade em serviços. Gerenciamento de oferta e demanda em serviços. Administração de filas em serviços. Relacionamento com clientes e fornecedores para serviços. Estudo de casos de serviços.

Objetivos

O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes à gestão de serviços em produção e transportes, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área. A expectativa é que ao final do curso, os alunos tenham capacidade de se posicionarem criticamente frente a situações que envolvam serviços, tanto na teoria quanto na prática profissional.

Programa

§  Introdução a serviços.

§  Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico.

§  As operações de serviços.

§  Serviços como forma de diferenciação para as empresas.

§  Desenvolvimento de novos serviços.

§  Marketing de serviços.

§  Qualidade em serviços.

§  Ferramentas de gestão em serviços: oferta e demanda, filas, relacionamento cm clientes e fornecedores.

 

Método

Aulas expositivas para apresentação dos conceitos básicos, realização de debates, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos, elaboração de resenhas, resolução de exercícios e aplicação prática de conteúdos.

Avaliação

A avaliação é composta de quatro notas, advindas de uma prova, um trabalho em grupo, exercícios e atividades desenvolvidas no decorrer do semestre e presença. A avaliação final será obtida da média ponderada (M) das quatro notas. A prova tem peso de 4,5 e o trabalho em grupo a ser desenvolvido durante o semestre tem peso 4,0. Os exercícios e atividades de aula com peso 1 e a presença tem peso 0,5.

É considerado aprovado o aluno que tiver média M igual ou superior a 6,0 e frequência nas aulas igual ou superior a 75%. Lembrando que as notas do trabalho em grupo e da prova não podem ser inferior a 3,0 cada.

Os alunos que não alcançarem média M igual ou superior a 6,0 e/ou notas do trabalho e da prova igual ou superior a 3,0, mas tiverem média igual ou superior a 3,0 e freqüência nas aulas igual ou superior a 75%, serão submetidos a um exame final.

Após o exame, a nota final é calculada como NF = (M + 2´Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6,0 para aprovação.

OBS 1: Trabalhos entregues posteriormente às datas definidas valerão a metade da sua nota.

OBS 2: Não haverá recuperação de nota por não comparecimento na data da realização dos trabalhos e prova, salvo exceções autorizadas pela junta médica da UFRGS.

Notas - Turma U - 2013-2 

Cartão

Trabalho

Atividades

Presença

Prova

Média Final

Conceito

Situação

Entrega 1

Entrega 2

Entrega Final

Apresent

Tangib./ Intangib.

Crit.Qual/
Ganhad.

Jogo

Over-
booking

1

180572

7,5

8,5

8,5

8,5

8,0

10

10

10,0

8,75

8,30

8,42

B

Aprovado

2

171384

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

FF

Reprovada

3

236475

8,0

8,0

9,0

9,0

0,0

10

10

8,0

8,10

7,92

8,08

B

Aprovado

4

183884

6,5

8,0

9,0

9,0

0,0

0

10

10,0

4,40

6,47

6,92

C

Aprovado

5

191778

6,5

8,0

8,5

8,5

8,0

10

10

0,0

0,00

7,33

7,16

C

Aprovado

6

172521

7,5

7,5

9,0

8,7

0,0

10

10

8,0

-1,00

6,98

7,09

C

Aprovado

7

158990

7,5

7,5

9,0

8,7

8,0

10

10

6,0

6,25

5,43

6,94

C

Aprovado

8

170635

7,5

7,5

9,0

8,7

8,0

10

10

6,0

3,75

5,47

6,84

C

Aprovado

9

170431

7,5

8,5

9,0

9,0

0,0

10

8

5,0

4,40

6,42

7,14

C

Aprovado

10

193581

6,5

8,0

8,5

8,5

7,0

10

10

7,0

10,00

6,33

7,39

C

Aprovado

11

237029

8,0

8,0

9,0

9,0

0,0

10

10

8,0

8,10

7,32

7,83

B

Aprovado

12

186088

6,5

8,0

9,0

9,0

8,7

10

10

10,0

3,13

8,45

8,17

B

Aprovado

13

162247

8,0

8,0

9,0

9,0

0,0

0

10

5,0

0,63

7,17

7,07

C

Aprovado

14

195161

7,0

8,0

8,5

8,5

8,0

10

10

10,0

6,90

7,26

7,78

B

Aprovado

15

180844

7,5

8,5

8,5

8,5

9,2

10

10

6,0

6,00

6,62

7,50

B

Aprovado

16

180821

7,5

8,5

9,0

9,0

8,0

10

10

0,0

-3,00

2,89

5,39

FF

Reprovada

17

191775

7,0

8,0

8,5

8,5

7,0

10

10

7,0

2,50

7,37

7,51

B

Aprovado

18

172279

7,5

8,5

9,0

9,0

8,0

10

10

5,0

1

7,13

7,52

B

Aprovado

19

180795

7,0

8,0

8,5

8,5

9,5

10

10

10,0

6,25

5,43

7,01

C

Aprovado

20

142971

7,0

8,0

8,5

8,5

9,5

0

10

10,0

0,63

6,18

6,80

C

Aprovado

21

194693

6,5

8,0

8,5

8,5

0,0

10

8

8,0

-1,00

6,43

6,68

C

Aprovado

22

181377

7,0

8,0

8,5

8,5

8,0

10

10

10,0

10,00

7,07

7,85

B

Aprovado

23

181442

7,5

8,5

9,0

9,0

9,2

10

10

10,0

1,25

6,18

7,28

C

Aprovado

24

201221

7,5

8,5

8,5

8,5

8,0

10

10

10,0

0,00

5,77

6,91

C

Aprovado

25

191776

6,5

8,0

8,5

8,5

0,0

10

10

7,0

7,50

8,20

7,88

B

Aprovado

26

181958

6,5

8,0

9,0

9,0

0,0

10

10

0,0

5,65

7,67

7,50

B

Aprovado

27

172544

7,5

8,5

8,5

8,5

9,2

0

10

10,0

3,75

6,63

7,24

C

Aprovado

28

180703

6,5

8,0

9,0

9,0

6,0

0

10

10,0

3,75

7,72

7,57

B

Aprovado

29

171219

7,5

7,5

9,0

8,7

6,0

10

10

8,0

5,00

4,52

6,50

C

Aprovado

30

160993

8,0

8,0

9,0

9,0

7,0

10

10

5,0

0,00

5,83

6,89

C

Aprovado

31

188288

7,5

8,5

8,5

8,5

8,0

10

10

10,0

6,25

6,37

7,48

C

Aprovado

32

170707

7,5

7,5

9,0

8,7

8,0

10

10

8,0

3,13

5,52

6,88

C

Aprovado

33

159268

6,5

8,0

9,0

9,0

8,0

10

10

0,0

7,50

6,62

7,34

C

Aprovado

34

193577

6,5

8,0

8,5

8,5

8,7

0

10

7,0

3,75

6,96

7,13

C

Aprovado

 

 

 

 

Bibliografia

§  CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.

§  CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços - uma abordagem estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

  • FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona. Administração de serviços: operações, estratégia tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2.ed., 2000

§  GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.

§  KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Traduzido por Ailton Bomfim Brandão. 5 ed. São Paulo: Atlas, 725 p., 1998.

§  LOVELOCK, Christopher H. Classifying Services to Gain Strategic Marketing Insights. Journal of Marketing, v. 47, p. 9-20, Summer 1983.

§  MARQUES, Fábio. Guia prático da excelência em serviços. São Paulo: Nobel, 2006.

Cronograma

Turma U – Segundas e Quartas das 16h30 às 18h10, Anfiteatro 500 – prédio 11105.

 

Semana

Aula

Data

Conteúdo

Capítulo

1

1

05/ago

Apresentação da disciplina / Introdução sobre serviços

1

2

07/ago

Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico

2

2

3

12/ago

Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico

2

4

14/ago

Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico

2

3

5

19/ago

As operações de serviços

3

6

21/ago

As operações de serviços

3

4

7

26/ago

Estratégias competitivas em serviços

4

8

28/ago

Estratégias competitivas em serviços

4

5

9

02/set

CBGDP

-

10

04/set

CBGDP

-

6

11

09/set

Estratégias competitivas em serviços

4

12

11/set

Estratégias competitivas em serviços

4

7

13

16/set

Desenvolvimento de novos serviços

5

14

18/set

Desenvolvimento de novos serviços

5

8

15

23/set

Entrega parcial 1 do trabalho em grupo / Marketing de Serviços

6

16

25/set

Marketing de serviços

6

9

17

30/set

Execução do trabalho final

-

18

02/out

Execução do trabalho final

-

10

19

07/out

Marketing de serviços

6

20

09/out

Marketing de serviços

6

11

21

14/out

Marketing de serviços

6

22

16/out

Marketing de relacionamento

6

12

23

21/out

Qualidade em serviços

7

24

23/out

Jogo

7

13

25

28/out

Feriado

-

26

30/out

Jogo

7

14

27

04/nov

Entrega Parcial 2 do trabalho em grupo /

Gerenciamento de oferta e de demanda em serviços

8

28

06/nov

Gerenciamento de oferta e demanda em serviços

8

15

29

11/nov

Gerenciamento de oferta e demanda em serviços (Overbooking)

8

30

13/nov

Gerenciamento de filas em serviços

9

16

31

18/nov

Gerenciamento das relações com fornecedores

10

32

20/nov

Palestra sobre serviços

17

33

25/nov

Entrega do trabalho em grupo (Texto + Apresentação) –

Início das apresentações do trabalho em grupo

34

27/nov

Continuação das apresentações dos trabalhos em grupo

18

35

02/dez

Finalização das apresentações dos trabalhos em grupo

36

04/dez

Prova

19

37

09/dez

Aula tira dúvidas

38

11/dez

Exame Final

-

-

26/dez

Apropriação dos Conceitos


Arquivos para Download

415_apostila__2009_caps1-6.pdf

904.6 Kb

415_blueprint.pdf

80.5 Kb

415_cap_6_fig_definicaomercados.pdf

86.4 Kb

415_trabalho_final_2012-2.pdf

126.3 Kb

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.