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EPR00112 - Metodologia de Desenvolvimento de Produtos |
Carga horária | 03 h/a |
Pré-requisitos | - |
Professores |
Márcia Elisa Echeveste (echevesteproducao.ufrgs.br) |
Súmula Evolução Histórica do Processo de Desenvolvimento de Produtos. Abordagens do PDP: Desenvolvimento Integrado de Produtos, Stage-gates, abordagem Funil, Design for Six Sigma, Engenharia Simultanea, Business plan, Niveis de maturidade. Etapas do processo de desenvolvimento de produtos: Pré-desenvolvimento (planejamento estratégico do produto e Gestão do Portfolio), Desenvolvimento (projeto informacional, conceitual, detalhado, producao e lançamento do produto) e Pós-desenvolvimento (acompanhamento e descontinuidade do produto). Niveis de Maturidade do PDP. Modelos de Diagnostico/ Intevenção/Melhorias no PDP. Objetivos Apresentação de abordagens de PDP, técnicas e métodos utilizados na gestão do processo de desenvolvimento de produtos. Programa Modulo 1: Contextualização histórica e abordagens de DP
Modulo 2: Modelos Referenciais do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Modulo 3: Niveis de maturidade e Modelos de transformacao do PDP
Modulo 4: Temas atuais do PDP
Método Aulas expositivas: apresentação de conceitos e definições fundamentais. Estudo de artigos e realização de exercíciosAvaliação Avaliação de seminários/Leituras programadas realizados 1. Leitura de artigos (frequencia nas aulas e participação nas atividades em aula (jogos, exercícios) (0,10) 2. Seminário/Leitura programada sobre artigos de tópicos especiais (0,30) 3. Apresentação de diagnostico empresa (0,60) (*) peso para composição da nota final
1. Freqüência e participação nas atividades: É realizado a partir do total de presenças (e participação) nas aulas de seminários em relação ao total de seminarios. 2. Seminário ou Leitura Programada Artigos: Assuntos emergentes ou não tratados na disciplina para discussão em aula. Uma lista de artigos é sugerida de acordo com o interesse dos alunos.
i. Conteúdo: problema de pesquisa relacionado ao PDP no qual o artigo de ajusta; ii. Referencial teórico: Referencial teórico encontrado sobre o assunto, principais referencias; iii. Conceitos e nomenclatura iv. Objetivos, descrição dos propósitos relacionados à área de desenvolvimento de Novos produtos v. Destacar a contribuição (nova) teórica e prática vi. Principais achados de pesquisa (principais resultados do artigo) vii. Analise crítica viii. Principais questoes de pesquisa futuras e oportunidades de continuidade relacionadas ao tema. d. Ao final as questões serão direcionadas ao grupo e. Entrega de um protocolo de pesquisa (resumo dos itens acima) 3. Apresentação de Diagnostico de uma Empresa: Aplicar o questionario de diagnostico _empresas e discutir oralmente. Grupos de até 2 alunos. Objetivo principal: Realizar uma pesquisa exploratória para confrontar a prática de uma empresa do setor X com o referencial teórico proposto por Rozenfeld et al (2006). Identificar a adoção e presença das melhores práticas discutidas em aula associadas ao modelo referencial teórico.
Estratégia de pesquisa: · Contatar a empresa e/ou especialista · A pesquisa pode ser conduzida a mais de um departamento de uma mesma empresa, por exemplo, marketing, produção e engenharia de produto.
O levantamento de informações tem como objetivos específicos:
Objetivos específicos: - Verificar como a empresa estrutura o PDP: se existe um modelo referencial e como este é utilizado; Quais as macro etapas e etapas praticadas na empresa comparando com o modelo ministrado em aula de Rozenfeld et al (2006). - Verificar a forma de gestão do PDP, levantando as abordagens/melhores práticas para verificar o grau de utilização destas e quais as ferramentas utilizadas ao longo das fases do PDP. - Verificar quais ferramentas e como estas são utilizadas ao longo do PDP.
O questionario de diagnostico sera disponibilizado para todos os grupos. arquivo>>quest_diagnostico_pdp Bibliografia BAXTER M. Projeto de produto. Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo:Editora Edgard Blücher, 2. ed., 2000. CLAUSING, D. P. (1994). Total quality development: a step-by-step guide to world class concurrent engineering. The American Society of Mechanical Engineers. New York. CRAWFORD, C. M.; BENEDETTO, C. A. New products management. 6 ed. Chicago: McGraw-Hill, 2000. CREVELING, C. M.; SLUTSKY, J. L.; ANTIS, D. Jr. Design for Six Sigma: In Technology and Product Development. Prentice Hall PTR, 2003. CUNHA, G. D. . Uma Análise da Evolução dos Procedimentos de Execução do Desenvolvimento de Produtos. Revista Produto & Produção, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2004. KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1997. PAHL, G., BEITZ, W. Engineering design: a systematic approach. New York, Springer, 1996. PRASAD,B. Concurrent engineering fundamentals. New Jersey: Prentice Hall, 1996. ROOZENBURG, N. F. M.; EEKELS, J. Product design fundamentals and methods. [S.1.]: John Wiley and Sons, 1996. ROZENFELD, H.;FORCELINNI, F; ALLANPRADINI; D; AMARAL, D.; SILVA, S. e SCALICE, R. Gestão do Desenvolvimento de Produtos. Uma referência para a melhoria do processo. São Paulo:Saraiva, 2006. ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. 2nd ed. Irvin McGraw-Hill, 2000. WHEELWRIGHT, S. C. CLARK, K. B. Revolutionizing product development process: quantum leaps in speed, efficiency, and quality. New York: The Free Press, 1992.
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