Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |
Ensino > Pós-Graduação > Especialização > MBT - Gestão de Transportes

MBT – GESTÃO DE TRANSPORTES

 

1. Especialização em “MBT Gestão de Transportes” – Edição 2013

Este manual contém informações acerca do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBT em Gestão de Transportes – Edição 2013, com Ênfase em Gestão de Transportes, ofertado pelo Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O manual apresenta: (i) critérios para admissão e desempenho e (ii) a descrição do curso e seus objetivos.

O presente manual tem caráter informativo, sendo que alterações podem ocorrer a qualquer momento por orientação da Coordenação do DEPROT e/ou instâncias superiores.

O MBT requer um mínimo de 24 créditos (360 horas-aula) de disciplinas, sendo que estes não podem ser aproveitados para o Mestrado Profissional.Para a obtenção do título de Pós-Graduação Lato Sensu é necessário que o aluno curse e seja aprovado (isto é, obtenha conceito C ou superior) em pelo menos nove disciplinas, e redija a monografia de conclusão do curso. Estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu devem concluir a totalidade dos requisitos para conclusão do curso em um período de 15 meses. Não é permitido, segundo a legislação vigente na UFRGS, o trancamento desse nível de curso.

A secretaria do DEPROT situa-se à Av. Osvaldo Aranha, 99 / 5º andar, sala 504 - Porto Alegre, RS 90.035-190. Telefone (0xx51) 3308-3909; FAX (0xx51) 3308-4007; e-mail: secretaria@producao.ufrgs.br.A página eletrônica da Engenharia de Produção é www.producao.ufrgs.br. O e-mail do coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção é cnodari@producao.ufrgs.br

Nas seções seguintes desse Manual, são apresentadas as instruções para inscrição no curso, os requisitos da pós-graduação e as súmulas das disciplinas.


INSCRIÇÕES AQUI


 

2. Critérios para Admissão

O ingresso no curso de Especialização em Gestão de Transportes está condicionado a fatores como desempenho do candidato em cursos anteriores (de graduação ou pós-graduação), currículo, aderência, atual e futura, à área pretendida, e motivação. As características a baixo listadas devem ser vistas como diretrizes subjetivas para avaliação dos candidatos, não compondo pré-requisitos para ingresso no curso.

▪ Bom desempenho na Graduação e em cursos de pós-graduação em nível de especialização (preferencialmente na área de Transportes).

▪ Conhecimentos em língua inglesa (nível de leitura).

▪ Conhecimento de informática e domínio dos softwares Word e Excel.


2.1 Inscrição e Seleção


A inscrição para seleção do curso de Especialização é feita através do preenchimento de uma
ficha de inscrição (seguindo instruções contidas na ficha. A ficha de inscrição encontra-se disponível para download no vínculo acima. Não são aceitas inscrições por via postal.

Processo Seletivo consiste da análise das informações curriculares na ficha de inscrição e entrevista. As entrevistas ocorrerão na sede do Departamento, ou por telefone (em casos especiais). Data e horário das entrevistas serão informados no site da Produção. Agendamentos especiais devem ser solicitados junto à secretária do Departamento, nos contatos acima.

O período de inscrição para o curso de Especialização está apresentado na Figura 1.

Figura 1 – Calendário da seleção para o curso de Especialização Edição 2013

ETAPA

De

Até

Agenda

Inscrições

21/12/2012

09/04/2013

  No Site

Entrevistas

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Matrículas

Fluxo contínuo

   8:30min. – 12h 13:30min. - 18h

Início das aulas

12 de abril de 2013

 

2.2 Documentos necessários para inscrição e matrícula

▪ Preenchimento on line da Ficha de Inscrição e cópia impressa da mesma.

▪ Uma foto 3X4.

▪ Xerox do RG, CIC, Diploma de Graduação e do Histórico Escolar da Graduação.

▪ Currículo na ficha de inscrição.


 

2.3 Vagas para o curso de Especialização em Gestão de Transportes

O curso tem um total de 30 vagas que estão distribuídas por ênfase conforme Figura 2. A oferta da ênfase está condicionada a uma turma com no mínimo 12 alunos.

Figura 2 – Vagas para as ênfases do curso de Especialização em EP.


Ênfase

Gestão de Transporte

Vagas

30







 

2.4 Investimento

O investimento necessário para o MBT consiste de:

Matrícula: R$ 700,00 (setecentos reais).

Parcelas: 20 X R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais).


 

3. Requisitos para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Transportes

▪ Apresentação de trabalhos ou realização de provas para aprovação nas disciplinas

▪ Aprovação mínima de 24 créditos de disciplinas até o final do primeiro ano de Especialização. Estudantes sem aprovação em disciplinas podem não ter como recuperá-los durante a edição de 2011. A ementa das disciplinas encontra-se disponível na secção 6 deste manual. A aprovação em disciplina é expressa na forma de conceitos A (excelente), B (bom), C (satisfatório) e D (insatisfatório).

▪ Elaboração de uma monografia/artigo de conclusão do curso, com tema definido pelo aluno, a partir dos conteúdos abordados durante a fase de créditos. O período previsto para a elaboração da monografia é de três a quatro meses. A monografia é desenvolvida mediante supervisão de Professor / Pesquisador Orientador indicado pelo DEPROT,

Durante a fase de desenvolvimento do trabalho de conclusão o estudante é acompanhado pelo orientador e através do envio de documentos contendo o trabalho desenvolvido pelo aluno e seguido de indicações para melhorias.

4. Corpo Docente e Disciplinas

 

Nome da Disciplina

Carga Horária

Docente Responsável e colaboradores

Titulação (*)

Diplimação

Análise de Investimento em Transportes

45

Luiz Afonso dos S.Senna

DO

LEEDS/UK

 

Análise Gerencial de Custos

30

Francisco José Kliemann Neto

DO

I.N.P/França

 

Gestão da Qualidade

45

Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

DO

PPGEP/UFRGS

 

Gestão de Frotas de Transporte Coletivo

35

Fernando Dutra Michel

ME

PUCRJ

 

Gestão de Frotas de Transporte Coletivo

10

Rafael Roco de Araújo

DO

PPGEP/UFRGS

 

Gestão de Pessoas e da Mudança

45

Ana Rita Facchini

DO

PPGEP/UFRGS

 

Gestão de Serviços

30

Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

DO

PPGEP/UFRGS

 

Planej. Estratégico e Ind. de Desemp

30

Cláudio José Müller

DO

PPGEP/UFRGS

 

Planejamento de Transportes

10

Christine Tessele Nodari

DO

PPGEP/UFRGS

 

Planejamento de Transportes

35

Helena Beatriz B. Cybis

DO

UL/UK

 

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

25

Christine Tessele Nodari

DO

PPGEP/UFRGS

 

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

15

Luis Antonio Lindau

DO

UL/UK

 

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

5

Luiz Fernando N Chaves

ME

UFRN

 

Total horas aula

360

  O currículo dos Professores pode ser consultado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq: www.cnpq.br


5. Disciplinas do Curso de Especialização

As disciplinas dos cursos de Especialização são pré-determinadas em razão do projeto do curso. O cronograma das mesmas é estabelecido pelo DEPORT e obedece a uma lógica que facilita o desenvolvimento e aquisição do conhecimento.

6. Ementas das Disciplinas por Ênfase

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM TRANSPORTES: A disciplina visa fornecer ao aluno conhecimentos básicos do setor transportes a partir de uma visão econômica. O conteúdo programático inclui oferta e demanda por serviços de transporte; monopólio e oligopólio; elasticidade; custos da produção e custo marginal; concorrência perfeita em mercados tipo monopólio e avaliação sócio-econômica de projetos de transportes.

ANÁLISE GERENCIAL DE CUSTOS: Conceitos, princípios e métodos de apuração de custos. Problemática de custeio e conceitos básicos; Princípios de custeio (Absorção Total; Absorção Ideal; Custeio Variável); Análise CVL (Custo-volume-lucro); Métodos tradicionais de custeio: custo-padrão e centros de custos; Métodos modernos de custeio: Activity-Based Costing (ABC) e Time-Driven ABC (TDABC); Apresentação de casos de aplicação em empresas de transportes.

GESTÃO DA QUALIDADE: A disciplina enfoca conceitos macro e micro sobre qualidade enquanto fator de eficácia, eficiência e efetividade no processo de prestação de um serviço. Os assuntos a serem tratados envolvem:Conceitos básicos sobre qualidade; A concepção moderna de qualidade; A qualidade e o foco no cliente; Satisfação de clientes; Valor para os clientes; Serviços x Produtos; Ferramentas quantitativas e qualitativas para o gerenciamento da qualidade; Desdobramento da Função Qualidade; Planejamento da Qualidade.

GESTÃO DE FROTAS DE TRANSPORTE COLETIVO: A disciplina enfoca aspectos relacionados a gestão de frotas de transporte coletivo. Os assuntos tratados envolvem (i) Evolução dos sistemas de transporte público por ônibus (ii) Importância da gestão de frotas para o desempenho da empresa; (iii) Especificação e avaliação de veículos; (iv) Planejamento operacional: análise da demanda, projeto da rede de serviço, determinação da freqüência e da frota, escala de tripulações; (v) Controle operacional; (vi) Acomodação de passageiros; (vii) Previsão e controle de custos operacionais; e (viii) Planejamento e controle de manutenção.

GESTÃO DE PESSOAS E DA MUDANÇA: Novos cenários no mundo do trabalho e da gestão de pessoas. Gestão/Mobilização de Pessoas/Gestão da Mudança: aspectos técnicos e comportamentais relacionados aos desafios e impasses frente ao novo milênio.  O modelo de Gestão de Pessoas. Características e Evolução. Fatores Condicionantes. O Modelo Competitivo. Papeis e Postura de RH Gestão de Mudanças.

GESTÃO DE SERVIÇOS: Definição e natureza dos serviços. Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico. Diferenças e igualdades nas abordagens de gerenciamento de manufaturas e de serviços. Serviços como fonte de vantagem competitiva para as empresas no ambiente atual. As operações de serviços e suas particularidades. Qualidade em serviços. Gerenciamento de oferta e demanda em serviços. Estudo de casos de serviços.

PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES: Metodologias de levantamento de dados, desenvolvimento e aplicação de modelos de planejamento de transportes, incluindo as etapas de geração, distribuição, divisão modal e alocação, previsão da demanda através de modelos desagregados, calibração e validação de modelos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INDICADORES DE DESEMPENHO: Evolução do pensamento estratégico. Conceitos básicos. Por que planejamento (administração) estratégico? Estruturação da condução do PE (Como fazer?). Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação (Como saber se estamos no caminho?). Avaliação de Desempenho (Por que usar indicadores? Dimensões e Níveis). Gerenciamento de Processos ou por Processos. Modelos de Medição de Desempenho.

TÓPICOS ESPECIAIS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: Nessa disciplina serão apresentados diversos tópicos relevantes ao setor de transporte por passageiros, apresentados pelo professor responsável e por professores convidados. Os tópicos a serem desenvolvidos são: Aspectos legais e institucionais do transporte de passageiros; Segurança viária; Tecnologia de trasporte de passageiros; Marketing, comunicação social e relações públicas; ética e responsabilidade social.

 

 

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.