Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

O que é o Programa de Especialização IN COMPANY?

Uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - é a implementação de cursos de especialização, em nível de pós-graduação, dentro das empresas, ou seja, uma especialização In Company.

O curso de Especialização In Company é um trabalho que vem sendo implementado pelo PPGEP/UFRGS, na busca de uma maior aproximação com o meio empresarial, possibilitando a transferência de tecnologia gerada no meio acadêmico para dentro das empresas.
Este cenário, onde se vê a Universidade indo até a empresa, apresenta uma lógica de atendimento personalizado das necessidades específicas de cada setor produtivo. A focalização no negócio da empresa se dá através da formatação de um curso único e exclusivo, com disciplinas escolhidas dentre um portfólio de possibilidades oferecidas.

Algumas vantagens proporcionadas às empresas podem ser destacadas, tais como, a adequação de horários do curso às necessidades da empresa - essa situação só é possível por se tratar de um curso In Company, pois os cursos de especialização regulares ministrados na própria Universidade possuem profissionais oriundos de diferentes empresas, com horários e realidades diferentes.
Outra vantagem apontada é a questão da eliminação dos deslocamentos até a Universidade. Esse é um ponto importante tanto para o caso das grandes metrópoles, onde os alunos perdem muito tempo se deslocando do ambiente de trabalho até o local de estudo em função do trânsito urbano, quanto para as empresas localizadas no interior, onde seus profissionais necessitam se locomover até os grandes centros para ter acesso às melhores Universidades. Na lógica do especialização In Company o docente é que se desloca até o aluno.

Porém, o principal ganho para a empresa se dá na formatação de um curso que possibilite aos gestores da empresa terem uma formação nas diversas áreas da organização, abrangendo temas que vão da administração da produção ao marketing, da gestão da qualidade aos conceitos de gestão de serviços, das sistemáticas de custos à logística e transportes. Dessa forma, os executivos da empresa se capacitam a uma rotação de cargos, promovendo uma oxigenação de idéias nos diferentes setores da empresa.

Somando-se aos fatores anteriormente mencionados, encontra-se a possibilidade de realização de trabalhos práticos nas disciplinas do curso que acarretarão melhorias diretas na produção da organização.

O conceito de empresa dinâmica do final deste milênio incorpora o mesmo dinamismo nos cargos deliberativos, fazendo com que a pessoa que hoje gerencie, por exemplo, a área de materiais, amanhã esteja no comando da produção. Por isso, é importante investir em uma formação abrangente, contemplando as diversas dimensões empresariais.

 

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.