Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |
Ensino > Graduação > Relevância

RELEVÂNCIA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
 

ÁREA DE ATUAÇÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Engenharia de Produção preocupa-se com o projeto, a instalação, o controle e a melhoria de sistemas integrados de recursos humanos, equipamentos e materiais. Ela utiliza conhecimentos especializados de matemática, física e ciências sociais, conjuntamente com os métodos de engenharia de projeto e análise, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos em tais sistemas.

As modificações de mercado das últimas décadas fizeram com que os Engenheiros de Produção sejam chamados com freqüência crescente para aconselhar a gerência na tomada de decisão em problemas que envolvem o sistema como um todo. Além de assegurar a operação e utilização ótima dos equipamentos, os Engenheiros de Produção tem que lidar com o problema de adaptar a fábrica e capacitar seus empregados a um ambiente tecnológico que se altera com uma velocidade crescente.

Engenheiros de Produção não estão primariamente preocupados com os equipamentos, pois esse é o domínio dos engenheiros mecânicos e elétricos; nem com as pessoas, pois esse é o domínio dos sociólogos; nem com aspectos financeiros, que é o domínio dos economistas; nem mesmo com a atividade administrativa, que é o domínio dos administradores. Em vez disso, o Engenheiro de Produção está preocupado com a interação entre máquinas, pessoas, a organização e o envolvimento destes com o mundo exterior. Em particular, o Engenheiro de Produção deve ser capaz de entender as preocupações técnicas dos engenheiros e as preocupações financeiras e organizacionais dos administradores. Ele precisa conhecer ambas as linguagens e entender a cultura e a visão de engenheiros e administradores.

Não basta ao Engenheiro de Produção entender o sistema onde atua. Como um engenheiro (a raíz da palavra é engendrar, ou seja, fazer), ele deve criar coisas novas, que representem melhorias e que ajudem a organização a atingir suas metas. Portanto, ele não deve contentar-se em manter as políticas e procedimentos vigentes, mas assegurar que novos conceitos sejam implementados de forma a alcançar algo melhor que aquilo que existia antes. Projeto e desenvolvimento são tão importantes aos Engenheiros de Produção como aos demais engenheiros.

A maior necessidade de Engenheiros de Produção talvez ocorra quando há inovações de tecnologia e/ou gerenciamento. Quando isso acontece, as organizações precisam responder rápidamente para tirar proveito das inovações. Nesse ambiente, o Engenheiro de Produção, com forte visão sistêmica, pode fornecer uma importante contribuição, dirigindo o processo de adaptação.

O Engenheiro de Produção vê a fábrica como um sistema e entende a interconexão entre as partes deste sistema. Ele é capaz de prever o impacto que alterações em uma das partes irão produzir no sistema como um todo. As organizações aprenderam a reconhecer a importância de tais conhecimentos. No passado, na década de 50, a Engenharia de Produção foi criticada por outras engenharias que alegavam que aquilo que os engenheiros de Produção faziam não era verdadeira engenharia. No entanto, o ponto de vista sistêmico ganhou popularidade, passou a ser adotado em outras engenharias, e as críticas desapareceram.

Vale mencionar que, até o final da primeira metade deste século, o campo da Engenharia de Produção estava limitado quase que exclusivamente a ambientes industriais. No entanto, logo ficou evidente que as técnicas da Engenharia de Produção também podiam ser aplicadas a bancos, hospitais, sistemas de transporte, etc. Assim, observa-se uma ampliação no campo de atuação dos profissionais formados nos cursos de Engenharia de Produção.


RELEVÂNCIA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A área de atuação da Engenharia de Produção é de excepcional importância para o país. Na verdade o desenvolvimento do Brasil depende em larga escala da capacidade de seu parque industrial de avançar em direção a maior qualidade e produtividade. Os meios e as ferramentas para atingir esses objetivos são o tema central de estudo da Engenharia de Produção.

Programas de Engenharia de Produção tem a potencialidade de disseminar conhecimentos básicos referentes ao projeto, instalação e melhoria de sistemas integrados de pessoas, equipamentos e materiais, proporcionando a formação para a indústria de engenheiros capazes de administrar e controlar sistemas produtivos. Entre áreas da Engenharia da Produção destacam-se a Gerência da Produção e a Qualidade.

A área de Gerência da Produção tem como principal objetivo discutir as técnicas de planejamento e controle da produção. Nesse sentido, é de seu escopo estudar estratégias de produção, projeto da fábrica, arranjo físico, programação da produção, controle da produção, distribuição e logística. Além disso, a área de Gerência da Produção também preocupa-se em desenvolver sistemas de avaliação e acompanhamento dos custos da produção.

A área da Qualidade considera os conceitos de Qualidade Total. É tarefa dessa área fornecer os conhecimentos necessários para a implantação de programas de melhoria contínua da qualidade. Isso implica abordar a problemática de satisfação dos clientes e necessariamente incorporar aspectos de (a) projeto do produto, (b) controle da qualidade do processo produtivo, (c) custos da qualidade e (d) organização industrial.

A área da Qualidade trabalha apoiada em métodos quantitativos para a melhoria da qualidade. É de seu escopo estudar as técnicas de amostragem e controle estatístico de processos. Além disso, a área da Qualidade estuda a aplicação de métodos estatísticos de investigação e otimização de produtos e processos, tais como o uso de Projeto de Experimentos e técnicas de Confiabilidade Industrial.

Manter uma Escola de Engenharia atualizada, voltada para as questões da Qualidade e Produtividade, é de importância vital para o desenvolvimento industrial de nosso estado e de nosso País. Um curso de Engenharia de Produção atualizado deve fornecer os recursos humanos imprescindíveis ao desenvolvimento de um parque industrial competitivo em nível internacional.


ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA REGIÃO SUL

As ações visando a obtenção de competitividade pelas indústrias exigem cada vez mais a utilização dos conceitos e técnicas oriundos da área da Engenharia de Produção. Essas técnicas permitem alinhar os esforços despendidos no sentido do incremento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços colocados à disposição da sociedade. Tudo dentro do enfoque mais amplo de satisfação do consumidor e de preservação do meio ambiente.

Cabe então, às instituições de ensino e pesquisa o papel de criar novos espaços e de produzir meios para a conscientização e ampliação de horizontes técnico-empresariais. Logo, justifica-se neste cenário o estabelecimento de programas de Engenharia de Produção, que incorporem ensino de graduação, mestrado e doutorado, com estrutura para fazer frente às necessidades de capacitação gerencial dos recursos humanos da região sul do país.

Conforme mencionado anteriormente, um dos objetivos centrais desses programas deve ser proporcionar a formação para a indústria de profissionais capazes de administrar e controlar processos produtivos complexos. Esse objetivo reveste-se de ainda maior importância quando se sabe que a grande Porto Alegre constitui-se num importante pólo industrial do Brasil.

Além da região metropolitana da grande Porto Alegre, o estado do Rio Grande do Sul possui outros diversos pólos industriais. A tabela a seguir apresenta o perfil dos setores econômicos gaúchos mais significativos para a composição do PIB estadual:
 

SETOR ECONÔMICO LOCALIZAÇÃO
Coureiro-Calçadista Vale dos Sinos e Vale do Paranapanema
Metal-Mecânico Noroeste, Serra e Região Metropolitana
Moveleiro Serra
Industrialização de Alimentos Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Zona Sul
Industrialização do Fumo Vale do Rio Pardo
Vinícola Serra
Siderúrgica Região Metropolitana
Petroquímica Região Metropolitana
Construção Civil Todo o Estado
Transportes Todo o Estado
Produção Primária (Animal e Vegetal) Todo o Estado

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.