Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

ENG09052 - Empreendedorismo e Inovação para Engenharia de Produção
Carga horária h/a
Pré-requisitos -
Professores Ângela de Moura Ferreira Danilevicz (angelamfdproducao.ufrgs.br)

Súmula

O novo paradigma de empreender e ocomportamento empreendedor. Competências e habilidades para empreender. Ainovação e a postura empreendedora. Gestão da inovação. Habitats deempreendedorismo. Ferramentas de suporte ao empreendedorismo. Legislaçãoaplicada ao empreendedorismo. Desenvolvimento de novos negócios.

Objetivos

A disciplina objetiva, em linhas gerais,fornecer elementos teórico-práticos para fomentar a inovação, a criatividade eo espírito empreendedor nos alunos do curso de Engenharia de Produção. Maisespecificamente, suscitar o debate acerca das etapas para o empreendimento deum negócio; analisar os elementos influenciadores neste processo; bem comodiscutir questões de posicionamento em mercados em nível local, nacional e global.

Enquanto resultados, o objetivo principal dadisciplina é o de familiarizar os alunos com a possibilidade de empreender einovar, partindo-se de um autoconhecimento, passando-se pelos conceitosteóricos necessários para empreender e finalizando-se com um projeto de um novonegócio. Enquanto resultados secundários, o objetivo é o de desenvolver umaatividade interdisciplinar, pois ao final do curso, os alunos terão oplanejamento de uma oportunidade de empreendimento, a qual poderá servir de entradapara a disciplina de ENG09009 – Engenharia do Produto, na qual será possível completaro estudo iniciado nesta disciplina, por meio do planejamento de umproduto/serviço atrelado ao novo negócio desdobrado.

Programa

§     O novo paradigma deempreender e o comportamento  empreendedor

§    Competências ehabilidades para empreender

§  A inovação e apostura empreendedora

§  Gestão da inovação

§  Habitats deempreendedorismo

§  Ferramentas desuporte ao empreendedorismo

§  Legislação aplicadaao empreendedorismo

§  Desenvolvimento denovos negócios

Método

Desenvolvimentode práticas pedagógicas inovadoras, seguidas de debates e exposição de conceitos básicos, realização de trabalhos em grupo e aplicação prática de conteúdos.

Avaliação

A avaliação é composta de três notas: projeto (70%), atividades em sala de aula (20%) e presença/participação (10%). A nota do projeto se divide em duas etapas, a primeira, com peso 1, refere-se à média das notas da pré-entrega do projeto e sua defesa; e a segunda, com peso 2, refere-se à média das notas da entrega final do projeto e a defesa do projeto. O conceito final será obtido da média ponderada (M) das três notas.

É considerado aprovado o aluno que tiver média M igual ou superior a 6,0 e frequência nasaulas igual ou superior a 75%.

Os alunos que não alcançaremmédia M igual ou superior a 6,0, mas tiverem média igual ou superior a 3,0 efrequência nas aulas igual ou superior a 75%, serão submetidos a uma atividadede recuperação.

Após a recuperação, anota final é calculada como NF = (M + 2´Recuperação)/3, aqual deverá ser igual ou superior a 6,0 para aprovação.

OBS 1: Projetos entregues posteriormente às datas definidas valerão a metadeda sua nota original.

OBS 2: Não haverá recuperação de nota por não comparecimento na data darealização dos trabalhos e defesa de projeto, salvo exceções, via junta médicaou aquelas acertadas com o professor.

TURMA 2013-2

Cartão

Trabalho

Atividades

Nota Presença

Média

Conceito

Pitch Col (40)

Pitch Prof (60)

Pitch Final

Relatório1

Vídeo

Relatório 2

Criativ. Pôsters

Classeur

Canvas em Aula

Perguntas Palestra

1

219857

8,3

9,0

8,7

8,0

8,9

9,5

10

9,75

0

7

2,50

7,86

B

2

216650

8,5

8,5

8,5

7,5

8,7

9,0

10

8,80

10

7

7,50

8,60

B

3

206943

9,1

9,3

9,2

7,5

9,0

9,0

10

9,25

10

7

7,50

8,81

B

4

236475

8,3

9,0

8,7

8,0

8,9

9,5

10

9,75

10

10

10,00

9,18

A

5

194929

8,3

9,0

8,7

8,0

8,9

9,5

10

9,75

10

10

10,00

9,18

A

6

218812

8,5

8,5

8,5

7,5

8,7

9,0

10

8,80

10

10

7,50

8,69

B

7

216658

9,1

9,5

9,3

8,5

9,7

10,0

10

9,25

10

7

6,25

9,09

A

8

217689

8,9

9,0

9,0

7,5

9,0

9,0

10

9,50

10

10

8,75

8,96

B

9

217686

8,9

9,0

9,0

7,5

9,0

9,0

10

9,50

10

7

2,50

8,19

B

10

192588

8,3

9,0

8,7

8,0

8,9

9,5

10

9,75

0

7

2,50

7,78

B

11

237029

9,1

9,3

9,2

7,5

9,0

9,0

10

9,25

10

10

10,00

9,10

A

12

180844

8,5

8,5

8,5

7,5

8,7

9,0

10

8,80

10

10

7,50

8,69

B

13

220208

7,9

8,0

8,0

7,5

7,8

8,0

10

8,50

9

7

10,00

8,21

B

14

216652

9,1

9,5

9,3

8,5

9,7

10,0

10

9,25

10

8

10,00

9,51

A

15

237018

9,1

9,5

9,3

8,5

0,0

10,0

10

9,25

10

7

2,50

6,45

C

16

220205

8,9

9,0

9,0

7,5

9,0

9,0

10

9,50

10

9

10,00

9,04

A

17

216654

9,1

9,3

9,2

7,5

9,0

9,0

10

9,25

10

10

10,00

9,10

A

18

221284

7,9

8,0

8,0

7,5

7,8

8,0

10

8,50

9

7

0,00

7,21

C

19

220209

7,9

8,0

8,0

7,5

7,8

8,0

10

8,50

9

7

10,00

8,21

B

20

218810

9,1

9,5

9,3

8,5

9,7

10,0

10

9,25

10

7

10,00

9,46

A

21

209119

8,5

8,5

8,5

7,5

8,7

9,0

10

8,80

10

7

6,25

8,41

B

22

191691

9,1

9,3

9,2

7,5

9,0

9,0

10

9,25

10

10

10,00

9,10

A

23

192530

9,1

9,5

9,3

8,5

9,7

10,0

10

9,25

10

7

10,00

9,46

A

24

218813

7,9

8,0

8,0

7,5

7,8

8,0

10

8,50

9

8

7,50

8,01

B

25

216657

8,9

9,0

9,0

7,5

9,0

9,0

10

9,50

10

8

10,00

8,99

B

26

219074

9,1

9,3

9,2

7,5

9,0

9,0

10

9,25

0

7

8,75

8,32

B

27

217688

8,9

9,0

9,0

7,5

9,0

9,0

10

9,50

10

8,0

2,50

8,24

B

28

207686

8,3

9,0

8,7

8,0

8,9

9,5

10

9,75

10

7

7,50

8,78

B

 

 

 

 

Bibliografia

§  BERNARDI, Luiz Antonio - Manual de empreendedorismo e gestão:Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2012.

§  BYGRAVE, William D.; ZACHARAKIS, Andrew. (Org.) Theportable MBA in entrepreneurship. 4ed. New Jersey:John Wiley & Sons, Inc., 2010.

§  DOLABELA, Fernando - Oficina do empreendedor - Editora Sextante.

§  HASHIMOTO, Marcos; LOPES, Rose Mary A.; ANDREASSI, Tales; NASSIF, VaniaMaria J. Práticas de empreendedorismo: casos e planos de negócios. Riode Janeiro: Campus/Elsevier, 2012.

§  MENDES, Jerônimo - Manual do Empreendedor - Como construir umempreendimento de sucesso.

Cronograma

 


Arquivos para Download

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.