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ENG09030 - Infra Fer-Hidro-Aéro-Dutoviária |
Carga horária | 04 h/a |
Pré-requisitos | ENG01020 |
Professores |
Fernando Dutra Michel (michel![]() |
Súmula Infra-estrutura ferroviária: histórico e desenvolvimento; situação atual do sistema ferroviário nacional; operação ferroviária; super-estrutura ferroviária (lastro, dormentes, trilhos, AMV´s); aspectos relacionados ao projeto geométrico de ferrovias; assentamento da linha; pátios ferroviários; conservação da via; resistência dos trens; comprimento virtual Infra-estrutura aeroportuária: planejamento e configuração de aeroportos Infra-estrutura dutoviária: aspectos gerais Infra-estrutura hidroviária: importância e papel do engenheiro na área hidroviária, morfologia fluvial, aspectos de segurança da navegação fluvial, melhoramentos fluviais, canais artificiais de navegação fluvial, portos fluviais, tópicos complementares Objetivos O objetivo da disciplina é dar aos alunos informações básicas que permitam aos mesmos fazerem parte de equipes cuja finalidade é desenvolver estudos e projetos nas áreas de infra-estrutura de transporte nas modalidades ferroviária, aeroviária, dutoviária e hidroviária. Programa 1. Introdução à disciplina 2. Introdução ao transporte ferroviário 3. Operação ferroviária 4. Superestrutura ferroviária 5. Assentamento da linha 6. Características geométricas das ferrovias 7. Superelevação e superlargura 8. Aparelhos de mudança de via 9. Pátios ferroviários 10. Conservação da via 11. Resistência e lotação dos trens 12. Comprimento virtual dos traçados 13. Planejamento e configuração de aeroportos 14. Projeto de aeroportos 15. Infra dutoviária 16. Introdução a infra-estrutura hidroviária 17. Morfologia fluvial 18. Canais artifíciais 19. Dragagem 20. Regularização e estabilidade de leitos 21. Regularização de descargas 22. Regularização de níveis
Método Aulas expositivas para apresentação dos conceitos básicos. Realização de debates, apresentação de estudos de caso e exercícios referentes aos conteúdos.
Avaliação Sistema de avaliação A avaliação é composta de duas notas referentes a duas provas a serem realizadas ao longo do semestre, gerando uma média aritmética simples dos resultados (M). É considerado aprovado o aluno que tiver média M igual ou superior a 6, com ambas as notas supriores a 4 e com presença igual ou superior a 75%. Condições para aprovação Média ³ 6,0; Avaliações A1 e A2 ³ 4,0; Freqüência ³ 75% Conceito final (A) Média ³ 9,0 (B) 9,0 > Média ³ 7,5 (C) 7,5 > Média ³ 6,0 (D) Média < 6,0 ou Avaliações A1 ou A2 < 4,0
Exame Condições: nota em uma avaliação inferior a 4,0, ou média inferior a 6,0. Abrange toda a matéria do semestre. Conceito final = (Média + Nota exame) / 2 Ausência em provas Recuperável somente em casos previstos pelo regulamento da universidade. Bibliografia BRINA, H. L. (1983) Estradas de Ferro, v. 1. Ed. UFMG BRINA, H. L. (1982) Estradas de Ferro, v. 2, Livros Técnicos e Científicos Editora HORONJEFF, R. (1994) Planning and design of airports. 4th ed. Boston: McGraw Hill
Cronograma
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