Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

ENG09048 - Planejamento de Intervenção em Empresas I
Carga horária 12 h/a
Pré-requisitos ENG09022
Professores José Luis Duarte Ribeiro (ribeiroproducao.ufrgs.br)

Súmula

Desenvolvimento de trabalho teórico-prático envolvendo conceitos e métodos da área de Engenharia de Produção. O trabalho é orientado por um professor familiarizado com o tema escolhido e deve demonstrar que o aluno consolidou os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Objetivos

A disciplina de Planejamento de Intervenção em Empresas, enquanto atividade curricular, têm os seguintes objetivos gerais:

- familiarização com métodos de pesquisa e procedimentos básicos de levantamento, sistematização e análise de dados, proporcionando a abordagem científica de um problema ou tema específico;
- sistematização e interpretação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e/ou gerados a partir das experiências de estágio e de exercício de atribuições profissionais;
- desenvolvimento das habilidades de expressão e argumentação que possibilitem a fundamentação de idéias, propostas e posições;
- familiarização com técnicas de planejamento de trabalhos na área da Engenharia de Produção, que podem envolver a implantação de uma técnica ou desenvolvimento de serviço, produto ou processo;
- elaboração individual de um artigo científico, com observância de exigências metodológicas, padrões científicos e requisitos técnicos de confecção e apresentação

O objetivo específico da disciplina é desenvolver o planejamento que irá sustentar a realização do Trabalho de Diplomação, envolvendo a redação da primeira parte do artigo (Introdução, Referencial Teórico e Procedimentos Metodológicos) e o planejamento e início das atividades de intervenção em empresas. O TD2, por sua vez, contempla a finalização da intervenção e a redação final do artigo (contendo Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados & discussão e Conclusões).

Programa

Semanas 1 a 3: Método de pesquisa

Visão geral de problemas de pesquisa, revisão de literatura e métodos científicos a serem utilizados no planejamento da intervenção em empresas. Recomendações referentes à redação de artigos.

 

Semanas 3 a 12: Planejamento do trabalho

Acompanhamento na realização dos trabalhos de intervenção em empresas, que devem ser documentados na forma de artigo. Primeira seção contendo a introdução, que deve sumarizar o problema, objetivos do trabalho, importância do trabalho e sua estrutura. Segunda seção contendo o referencial teórico que será usado para sustentar o trabalho. Terceira seção contendo o método de trabalho, que constitui o planejamento da intervenção a ser realizada.

 

Semanas 12 a 13: Bancas de trabalho de diplomação

Os alunos devem assistir defesas de trabalho de diplomação, observando trabalhos de intervenção em empresas realizados por outros alunos e ampliando sua experiência.

 

Semanas 13 a 15: Defesa do trabalho proposto

Os alunos devem finalizar o artigo em desenvolvimento (contendo introdução, referencial teórico e método) e apresentar o mesmo, defendendo as escolhas metodológicas realizadas.

Método

Para a elaboração do Planejamento da Intervenção em Empresas, são previstas três alternativas genéricas:

(1) Realização de um diagnóstico em uma organização, de forma a identificar um problema relativo à área de Engenharia de Produção. Na continuidade, procede-se a elaboração de um projeto de melhoria para este problema, o qual deverá ser devidamente apoiado no referencial teórico e na análise do cenário em estudo.
(2) O problema a ser tratado (relativo à área de Engenharia de Produção) é passado pela própria organização. Na continuidade, procede-se a elaboração de um projeto de melhoria para este problema, o qual deverá estar devidamente apoiado no referencial teórico e nos métodos de Engenharia DAE Produção.
(3) Para alunos que não estejam estagiando, abre-se a possibilidade de elaboração de uma trabalho teórico sobre um determinado tema, de forma a caracterizar tanto o estado da arte como o estado da prática no tema. Muitas vezes esses trabalhos teóricos podem ser complementados ou validados por levantamentos (surveys) ou simulações.

Para dar suporte ao desenvolvimento dos trabalhos, cada aluno irá contar com um professor tutor, definindo-se assim as orientações que depois terão seguimento na disciplina de Trabalho de Diplomação. Inicialmente, serão efetuados encontros com o professor da disciplina . Nos encontros serão apresentadas as regras de condução das disciplinas, definidos os temas e os tutores que acompanharão os trabalhos. Além disso, serão ministradas aulas sobre levantamento de referencial teórico, planejamento, execução de trabalhos aplicados e redação de artigos científicos.

Para detalhes sobre o documento final da disciplina (artigo) consulte Normas para redação de artigos na seção download do site da disciplina. Experiências de Aprendizagem - Identificação de problema de pesquisa
- Levantamento de referencial teórico
- Redação de artigos
- Elaboração de plano de intervenção em empresas
- Apresentação oral

Avaliação

A avaliação da disciplina irá considerar os seguintes aspectos:

(1) Presença nas aulas.
(2) Presença nas reuniões com o tutor.
(3) Entregas parciais do trabalho no prazo e conforme padrão solicitado
(4) Conteúdo e forma do trabalho
(4) Apresentação oral e defesa do trabalho.

Entrega final e apresentação dos trabalhos: os trabalhos resultantes deverão ser entregues na Secretaria do DEPROT em 2 (duas) vias impressas grampeadas, inserindo em anexo as fichas de acompanhamento (na cópia original). Não serão aceitos trabalhos cujo original não contenha essas fichas.

Os trabalhos deverão ser apresentados oralmente a uma banca de avaliação composta pelo tutor e um outro avaliador. Cada aluno terá até 20 minutos para expor seu trabalho, e a banca disporá por volta de 20 minutos para fazer a argüição.

A nota final da disciplina será calculada como a média simples entre as notas atribuídas pelo professor da disciplina, pelo tutor e pelo avaliador (membro da banca). Atividades de Recuperação Previstas O conceito da disciplina é construído ao longo do semestre, considerando as entregas parciais. Não há previsão de atividade de recuperação.

Bibliografia

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. Um guia para iniciação científica. 2 ed. ampliada. São Paulo: Makron Books. 2000.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M. A.. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do Trabalho Científico. 6 ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 1991.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes. 2002.

RICHARDSON, R. J. ; PERES, J. A. S.; WANDERLEY, J. C. V.; CORREIA, L. M.; PERES, M. H. M. Pesquisa Social. Métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas. 1999.

SANTOS, A. R. Metodologia Científica. A construção do conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2004.

Cronograma

Cronograma PIE
27/ago Apresentação
10/set Teoria Introdução - Entrega do formulário de cadastro de TD
24/set Teoria Referencial - Entrega da seção 1 do artigo (Introdução, 2 a 3 pgs., impresso)
12/nov Teoria Método - Entrega da Seção 2 do artigo (Referencial, 6 pgs., impresso)
03/dez Recomendações finais - Entrega da Seção 3 do artigo (Método, 2 a 3 pgs., impresso)
17/dez Entrega Texto Final (2 cópias grampeadas, na secretaria)
18/dez Assiste defesas de TD2
19/dez Assiste defesas de TD2
20/dez Assiste defesas de TD2
02/jan Defesas PIE
03/jan Defesas PIE
04/jan Defesas PIE


Arquivos para Download

407_formulario_avaliacao_ac_td.doc

60.0 Kb

407_formulario_de_cadastro_ac_td.doc

30.5 Kb

407_modelo_ata_td.doc

34.5 Kb

407_orientacao_para_a_realizacao_do_td1.doc

127.0 Kb

407_orientacoes_para_a_redacao_de_artigos2.doc

79.5 Kb

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.