|
|
|
|
| Ensino | | |
| Pesquisa | | |
| Outros | | |
| Projetos | | |

| EPR00208 - Planejamento Estratégico |
| Carga horária | 03 h/a |
| Pré-requisitos | - |
| Professores |
Cláudio José Müller (cmuller |
Súmula Apresentação dos conceitos básicos de estratégia. Relacionamento entre a visão estratégica e a missão da empresa. Análise do ambiente estratégico das organizações - interno e externo. Formas de construir e sustentar vantagens competitivas. A relação entre qualidade e valor e o retorno proporcionado pela qualidade: satisfação do empregado, satisfação do cliente e o gerenciamento do empregado e do cliente como ativos da empresa. Objetivos Familiarizar os alunos com os conceitos principais. Abordar o processo de planejamento estratégico. Conhecer níveis e tipos de estratégias e sua formulação, bem como discutir sua utilização visando a competitividade empresarial. Abordar métodos de análise estratégica do macroambiente e de rentabilidade de indústrias. Enfocar o conceito de vantagem competitiva e estratégias genéricas de competição, discutindo sua construção e sustentação. Indicar procedimentos úteis à prática empresarial diante das mudanças em curso no mercado e da globalização da economia.Programa 1. Conceitos básicos de estratégia - O ambiente de negócios - As forças competitivas - Estratégias genéricas 2. A importância da estratégia de produção - O novo papel da produção - Mudanças-chave na gestão da produção - Exigências de mercado e critérios de desempenho da produção 3. Aspectos básicos da estratégia de produção - O conceito de estratégia de produção - As dimensões competitivas - As categorias de decisões estratégicas da produção - Os critérios para avaliar uma estratégia de produção - Os estágios do papel estratégico da produção 4. O conceito de fábrica focalizada - Conceitos fundamentais - Análise de caso 5. Análise das decisões estratégicas da produção - Capacidade, instalações, equipamentos e processos tecnológicos, integração vertical e relação com fornecedores, recursos humanos, qualidade, novos produtos, sistemas gerenciais, relação interfuncional. 6. Diagnóstico estratégico da produção Método - Aulas expositivas; Avaliação A avaliação se dará por meio de provas, trabalhos em grupo e individuais. Bibliografia
Básica: MÜLLER, Cláudio J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013. Complementar:
1. Ansoff, H. Igor (1983), Administração Estratégica. São Paulo: Atlas.2. _________________ (1977), Estratégia Empresarial, São Paulo: McGraw-Hill. 3. Ansoff, H. Igor, Roger P. Declerck e Robert L. Hayes (1981), Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica. São Paulo: Atlas. 4. Hamel, Gary; C. K. Prahalad (1995), Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus. 5. Henderson, Bruce D. (1984), “El Concepto de Estratégia”, in Kenneth J. Albert (ed.), Manual de Administración Estratégica. México, DF: McGraw-Hill de México. 6. Kotler, Philip (1993), Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall. 7. Levitt, Theodore (1960), “Miopia em Marketing”, tradução do original publicado em Harvard Business Review. 8. Mintzberg, Henry and James B. Quinn (1991), The Strategy Process: concepts, contexts, cases. 9. Montgomery, Cynthia A. e Michael E. Porter, eds. (1998), Estratégia. Rio de Janeiro: Campus. 10. Ohmae, Kenichi (1991), Mundo sem Fronteiras: poder e estratégia em uma economia global. São Paulo: Makron Books. 11. _________________ (1985), O Estrategista em Ação: a arte japonesa de negociar. São Paulo: Pioneira. 12. Porter, Michael E. (1989), Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus. 13. _________________ (1986), Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus. 14. Prahalad, C. K. (1997), “A Competência Essencial”, HSM Management, 1 (março-abril), 6-11. 15. Rebouças de Oliveira, D. P. (1991), Estratégia Empresarial: uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas. 16. Thurow, Lester (1996), O Futuro do Capitalismo, Rio de Janeiro: Campus. Cronograma Arquivos para Download |
| DISCIPLINAS | |||||||
|