Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

EPR00208 - Planejamento Estratégico
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores Cláudio José Müller (cmullerproducao.ufrgs.br)

Súmula
Apresentação dos conceitos básicos de estratégia. Relacionamento entre a visão estratégica e a missão da empresa. Análise do ambiente estratégico das organizações - interno e externo. Formas de construir e sustentar vantagens competitivas. A relação entre qualidade e valor e o retorno proporcionado pela qualidade: satisfação do empregado, satisfação do cliente e o gerenciamento do empregado e do cliente como ativos da empresa.

Objetivos

Familiarizar os alunos com os conceitos principais. Abordar o processo de planejamento estratégico. Conhecer níveis e tipos de estratégias e sua formulação, bem como discutir sua utilização visando a competitividade empresarial. Abordar métodos de análise estratégica do macroambiente e de rentabilidade de indústrias. Enfocar o conceito de vantagem competitiva e estratégias genéricas de competição, discutindo sua construção e sustentação. Indicar procedimentos úteis à prática empresarial diante das mudanças em curso no mercado e da globalização da economia.

Programa

1. Conceitos básicos de estratégia

            - O ambiente de negócios

            - As forças competitivas

            - Estratégias genéricas

2. A importância da estratégia de produção

            - O novo papel da produção

            - Mudanças-chave na gestão da produção

            - Exigências de mercado e critérios de desempenho da produção

3. Aspectos básicos da estratégia de produção

            - O conceito de estratégia de produção

            - As dimensões competitivas

            - As categorias de decisões estratégicas da produção

            - Os critérios para avaliar uma estratégia de produção

            - Os estágios do papel estratégico da produção

4. O conceito de fábrica focalizada

            - Conceitos fundamentais

            - Análise de caso

5. Análise das decisões estratégicas da produção

            -  Capacidade, instalações, equipamentos e processos tecnológicos, integração vertical e relação com fornecedores, recursos humanos, qualidade, novos produtos, sistemas gerenciais, relação interfuncional.

6. Diagnóstico estratégico da produção

Método

- Aulas expositivas;
- Estudo de caso;
- Exercícios em grupo.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de provas, trabalhos em grupo e individuais.

Bibliografia

Básica:

MÜLLER, Cláudio J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Atlas, 2013.

Complementar:

 

1. Ansoff, H. Igor (1983), Administração Estratégica. São Paulo: Atlas.

2. _________________ (1977), Estratégia Empresarial, São Paulo: McGraw-Hill.

3. Ansoff, H. Igor, Roger P. Declerck e Robert L. Hayes (1981), Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica. São Paulo: Atlas. 

4. Hamel, Gary; C. K. Prahalad (1995), Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor  e  criar os mercados de amanhã.  Rio  de Janeiro: Campus.

5. Henderson, Bruce D. (1984), “El Concepto de Estratégia”, in Kenneth J. Albert (ed.), Manual de Administración Estratégica. México, DF: McGraw-Hill de México.

6. Kotler, Philip (1993), Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall.

7. Levitt, Theodore (1960), “Miopia em Marketing”, tradução do original publicado em Harvard Business Review.

8. Mintzberg, Henry and James B. Quinn (1991), The Strategy Process: concepts, contexts, cases. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

9. Montgomery, Cynthia A. e Michael E. Porter, eds. (1998), Estratégia. Rio de Janeiro: Campus.

10. Ohmae, Kenichi (1991), Mundo sem Fronteiras: poder e estratégia em uma economia global. São Paulo: Makron Books.

11. _________________  (1985), O Estrategista em Ação: a arte japonesa de negociar. São Paulo: Pioneira.

12. Porter, Michael E. (1989), Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

13. _________________  (1986), Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus.

14. Prahalad, C. K. (1997), “A Competência Essencial”, HSM Management, 1 (março-abril), 6-11.

15. Rebouças de Oliveira, D. P. (1991), Estratégia Empresarial: uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas.

16. Thurow, Lester (1996), O Futuro do Capitalismo, Rio de Janeiro: Campus.

Cronograma



Arquivos para Download

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.