![]() |
![]() |
Ensino | | |
Pesquisa | | |
Outros | | |
Projetos | | |
EPR00206 - Métodos Qualitativos |
Carga horária | 03 h/a |
Pré-requisitos | - |
Professores |
José Luis Duarte Ribeiro (ribeiro![]() |
Súmula Essa disciplina aborda o tratamento de dados qualitativos. São apresentadas técnicas para a coleta e tratamento de dados qualitativos, contemplando o enfoque das áreas humanas. Ênfase especial é dada para o planejamento de trabalhos de campo, coleta e tratamento de dados, observação participante, elaboração de roteiros para entrevistas e condução de grupos focalizados. Objetivos Apresentar a abordagem qualitativa de pesquisa. Indicar os desafios e as questões chaves em estudos qualitativos. Apresentar os principais métodos para a coleta, análise e interpretação de dados qualitativos. Expor os alunos a atividade prática de condução de pesquisa seguindo a abordagem qualitativa.Programa 1. Abordagem qualitativa 2. Descrição de estudos qualitativos 3. Análise de dados qualitativos 4. Interpretação de dados qualitativos 5. Planejamento e condução de entrevistas individuais 6. Planejamento e condução de grupos focados 7. Observação participante Método Apresentação da teoria seguido do envolvimento prático dos alunos em estudos qualitativos. Para enriquecer o aprendizado, os alunos elegem um trabalho seguindo a abordagem qualitativa a ser realizado e (i) apresentam em aula o planejamento do estudo qualitativo, (ii) apresentam em aula o relato do estudo realizado e (iii) elaboram um artigo contemplando o estudo realizado.
Orientações para a apresentação do Planejamento do trabalho de campo (15 a 20 lâminas, 20 min) Contexto, tema e tema específico Problema de pesquisa Objetivos e justificativa do trabalho Método de trabalho Onde estão os dados Como coletar os dados Como registrar os dados Como classificar os dados Como analisar os dados
Orientações para a apresentação do Relato do trabalho realizado (15 a 20 lâminas, 20 min) Contexto, tema e tema específico Problema de pesquisa Objetivos e justificativa do trabalho Método de trabalhoCenário Coleta de dados Registro dos dados Tratamento dos dados Análise dos dados Resultados e discussão Descrição Análise Interpretação
Sugestão de estrutura do Artigo (15 a 20 pgs, Times 12, espaço 1,5) Título Autores Resumo Abstract Palavras-chave 1. Introdução Cenário atual e inserção do tema mais amplo no cenário Inserção do tema específico no tema mais amplo Problema de pesquisa Revisão da literatura Objetivos do trabalho Estrutura do trabalho 2. Metodologia Cenário Coleta de dados Registro dos dados Tratamento dos dados Análise dos dados 3. Estudo aplicado Descrição Análise Interpretação 4. Conclusões Agradecimentos Referências Anexos e Apêndices Avaliação A avaliação é feita através de um trabalho final, individual, onde o aluno deve aplicar uma ou mais das técnicas vistas em aula. O trabalho deve conter descrição do estudo, procedimentos de coleta de dados, análise dos dados, interpretação e conclusão (peso 70%). A frequencia e os trabalho apresentados em clase também são considerados na atribuição do conceito (peso 30%). Bibliografia BLACKBURN, R. & STOKES, D. Breaking Down the Barriers: Using Focus Groups to Research Small and Medium-Sized Enterprises. International Small Business Journal, outubro-dezembro de 2000. EDMUNDS, H. The Focus Group Research Handbook. American Marketing Association and NTC Business Books, EZZY, D. Are Qualitative Methods Misunderstood? Australian and New Zealand Journal of Public Health, agosto de 2001. GREENBAUM, T.L. Moderating Focus Groups. Sage Publications Inc. HINES, T. An Evaluation of two Qualitative Methods (Focus Group Interviews and Cognitive Maps) for Conducting Research into Entrepreneurial Decision Making. Qualitative Market Research, 2000. HYDE, K.F. Recognising Deductive Process in Qualitative Research. Qualitative Market Research, 2000. JAN, S., MOONEY, G., RYAN, M., BRUGGEMANN, K. & ALEXANDER, K. The Use of Conjoint Analysis to Elicit Community Preferences in Public Health Research: A Case Study of Hospital Services in LETELIER, M.F.F, SPINOSA, C. & CALDER, B.J. Taking an Expanded View of Customers’ Needs: Qualitative Research for Aiding Innovation. Marketing Research, 2000. OLIVEIRA, M. & FREITAS, H. M. R. Focus Group: Pesquisa Qualitativa: Resgatando a Teoria, Instrumentalizando o seu Planejamento. Revista de Administração, São Paulo, v.33,n.3, 1998. RIBEIRO, J.L.D. & NODARI, C.T. Tratamento de Dados Qualitativos: Técnicas e Aplicações. FEENG, Porto Alegre, 2000. SIMON, J.S. How to Conduct Focus Groups. Nonprofit World, setembro/outubro de 1999. SKINNER, D., TAGG, C. & HOLLOWAY, J. Managers and Research: The pros and cons of Qualitative Approaches. Management Learning, junho de 2000. WOLCOTT, H. Transforming Qualitative Data. Sage Publications Inc, ZIMMERMAN, A.S. & SZENBERG, M. Implementing International Qualitative Research: Techniques and Obstacles. Qualitative Market Research, 2000. Cronograma Cronograma 2012
Arquivos para Download |
DISCIPLINAS | |||||||
|