Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

EPR00206 - Métodos Qualitativos
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores José Luis Duarte Ribeiro (ribeiroproducao.ufrgs.br)

Súmula
Essa disciplina aborda o tratamento de dados qualitativos. São apresentadas técnicas para a coleta e tratamento de dados qualitativos, contemplando o enfoque das áreas humanas. Ênfase especial é dada para o planejamento de trabalhos de campo, coleta e tratamento de dados, observação participante, elaboração de roteiros para entrevistas e condução de grupos focalizados.

Objetivos

Apresentar a abordagem qualitativa de pesquisa. Indicar os desafios e as questões chaves em estudos qualitativos. Apresentar os principais métodos para a coleta, análise e interpretação de dados qualitativos. Expor os alunos a atividade prática de condução de pesquisa seguindo a abordagem qualitativa.  

Programa

1.   Abordagem qualitativa

2.   Descrição de estudos qualitativos

3.   Análise de dados qualitativos

4.   Interpretação de dados qualitativos

5.   Planejamento e condução de entrevistas individuais

6.   Planejamento e condução de grupos focados

7.   Observação participante

Método

Apresentação da teoria seguido do envolvimento prático dos alunos em estudos qualitativos. Para enriquecer o aprendizado, os alunos elegem um trabalho seguindo a abordagem qualitativa a ser realizado e (i) apresentam em aula o planejamento do estudo qualitativo, (ii) apresentam em aula o relato do estudo realizado e (iii) elaboram um artigo contemplando o estudo realizado.

 

Orientações para a apresentação do Planejamento do trabalho de campo (15 a 20 lâminas, 20 min)

Contexto, tema e tema específico

Problema de pesquisa

Objetivos e justificativa do trabalho

Método de trabalho

            Onde estão os dados

            Como coletar os dados

            Como registrar os dados

            Como classificar os dados

            Como analisar os dados

           

Orientações para a apresentação do Relato do trabalho realizado (15 a 20 lâminas, 20 min)

Contexto, tema e tema específico

Problema de pesquisa

Objetivos e justificativa do trabalho

Método de trabalho

            Cenário

            Coleta de dados

            Registro dos dados

            Tratamento dos dados

            Análise dos dados

Resultados e discussão

            Descrição

            Análise

            Interpretação

           

Sugestão de estrutura do Artigo

(15 a 20 pgs, Times 12, espaço 1,5)

Título

Autores              

Resumo

Abstract

Palavras-chave

1. Introdução

                Cenário atual e inserção do tema mais amplo no cenário

                Inserção do tema específico no tema mais amplo

                Problema de pesquisa

                Revisão da literatura

                Objetivos do trabalho

                Estrutura do trabalho

2. Metodologia

                Cenário

                Coleta de dados

                Registro dos dados

                Tratamento dos dados

                Análise dos dados

3. Estudo aplicado

                Descrição

                Análise

                Interpretação

4. Conclusões

Agradecimentos

Referências

Anexos e Apêndices

Avaliação

A avaliação é feita através de um trabalho final, individual, onde o aluno deve aplicar uma ou mais das técnicas vistas em aula.  O trabalho deve conter descrição do estudo, procedimentos de coleta de dados, análise dos dados, interpretação e conclusão (peso 70%). A frequencia e os trabalho apresentados em clase também são considerados na atribuição do conceito (peso 30%). 

Bibliografia

BLACKBURN, R. & STOKES, D. Breaking Down the Barriers: Using Focus Groups to Research Small and Medium-Sized Enterprises. International Small Business Journal, outubro-dezembro de 2000.

EDMUNDS, H. The Focus Group Research Handbook. American Marketing Association and NTC Business Books, USA, 1999.

EZZY, D. Are Qualitative Methods Misunderstood? Australian and New Zealand Journal of Public Health, agosto de 2001.

GREENBAUM, T.L. Moderating Focus Groups. Sage Publications Inc. USA, 2000.

HINES, T. An Evaluation of two Qualitative Methods (Focus Group Interviews and Cognitive Maps) for Conducting Research into Entrepreneurial Decision Making. Qualitative Market Research, 2000.

HYDE, K.F. Recognising Deductive Process in Qualitative Research. Qualitative Market Research, 2000.

JAN, S., MOONEY, G., RYAN, M., BRUGGEMANN, K. & ALEXANDER, K. The Use of Conjoint Analysis to Elicit Community Preferences in Public Health Research: A Case Study of Hospital Services in South Australia. Australian and New Zealand Journal of Public Health, fevereiro de 2000.

LETELIER, M.F.F, SPINOSA, C. & CALDER, B.J. Taking an Expanded View of Customers’ Needs: Qualitative Research for Aiding Innovation. Marketing Research, 2000.

OLIVEIRA, M. & FREITAS, H. M. R. Focus Group: Pesquisa Qualitativa: Resgatando a Teoria, Instrumentalizando o seu Planejamento. Revista de Administração, São Paulo, v.33,n.3, 1998.

RIBEIRO, J.L.D. & NODARI, C.T. Tratamento de Dados Qualitativos: Técnicas e Aplicações. FEENG, Porto Alegre, 2000.

SIMON, J.S. How to Conduct Focus Groups. Nonprofit World, setembro/outubro de 1999.

SKINNER, D., TAGG, C. & HOLLOWAY, J. Managers and Research: The pros and cons of Qualitative Approaches. Management Learning, junho de 2000.

WOLCOTT, H. Transforming Qualitative Data. Sage Publications Inc, USA, 1994.

ZIMMERMAN, A.S. & SZENBERG, M. Implementing International Qualitative Research: Techniques and Obstacles. Qualitative Market Research, 2000.

Cronograma

Cronograma 2012

 

06/mar

Abordagem Qualitativa

13/mar

Abordagem Qualitativa

20/mar

Entrevistas Individuais

27/mar

Grupos focados

03/abr

Observação Participante

10/abr

Apresentação do Planejamento

11/abr a 25/jun

Orientações para o desenvolvimento do trabalho, em horários a serem acertados com o professor

26/jun

Relato do trabalho realizado

27/jun a   09/jul

Orientações para a finalização do artigo, em horários a serem acertados com o professor

10/jul

Entrega do trabalho final (Artigo)

 


Arquivos para Download

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.