Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

EPR00200 - Controle Estatístico da Qualidade
Carga horária 03 h/a
Pré-requisitos -
Professores Carla Schwengber ten Caten (tencatenproducao.ufrgs.br)
Liane Werner (lianeproducao.ufrgs.br)

Súmula
Introdução à Engenharia da Qualidade: métodos quantitativos de diagnóstico, monitoramento e otimização dirigidos à garantia da qualidade. Ferramentas de diagnóstico. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade: Gráficos de controle para variáveis, Gráficos de controle para atributos. Estudos de Capabilidade do processo. Análise de sistema de medição (Estudos de Repetibilidade e Reprodutibilidade). Técnicas avançadas de controle estatístico: carta de soma acumulada, cartas de média móvel, controle multivariado. Operação evolucionária (EVOP). As idéias de Taguchi sobre qualidade: a função de perda quadrática e a filosofia de melhoria contínua da qualidade. Aceitação por amostragem. Curva característica de operação. Planos de amostragem simples, múltiplos e seqüenciais. Discussão das normas de amostragem.

Objetivos

* Consolidar conceitos estatísticos de tendência central e variabilidade.

* Transmitir os conceitos que fundamentam o Controle Estatístico da Qualidade.

* Fornecer as bases para as atividades de estabilização de processos e melhoria da capacidade de processos.

* Apresentar e utilizar as ferramentas estatísticas de monitoramento e melhoria de processos.

* Apresentar e discutir as aplicações da função de perda.

* Apresentar os conceitos de análise de sistemas de medição: tendência, estabilidade, linearidade, repetibilidade, reprodutibilidade.

* Abordar  técnicas avançadas de controle: médias móveis, CUSUM, EVOP.

Programa

1. Revisão de conceitos estatísticos: coleta de dados e análise; medidas de tendência central; medidas de variabilidade; histograma; Boxplot ; distribuição normal; teorema do limite central

 

2. Introdução ao Controle Estatístico do Processo: sistema de controle do processo; variabilidade (causas comuns e causas especiais) ; o uso das cartas de controle; procedimento iterativo de melhoria; vantagens do uso das cartas de controle

 

3. Cartas de controle para variáveis: utilidade das cartas para variáveis; passos iniciais para a implantação; desenvolvimento e interpretação das cartas de controle; cartas de controle para a média e a amplitude: coleta de dados, desenho das cartas de controle. calculo dos limites de controle e interpretação do controle do processo; detecção e correção de causas especiais; reavaliação dos limites de controleç interpretação da capacidade do processo e obtenção dos índices de capacidade; rotina e melhoria no controle do processo, bem como outros tipos de cartas de controle para variáveis: carta de controle para o desvio padrão; carta de controle para a mediana; carta de controle para valores individuais

 

4. Cartas de controle para Atributos: introdução ao controle de atributos; passos preparatórios para a implantação; a carta para  %  de não conformes: coleta de dados, cálculo dos limites de controle, interpretação do controle do processo. corridas, detecção e correção de causas especiais, revisão dos limites de controle. Interpretação da capacidade do processo. A carta  np  para número de não-conformes: cálculo dos limites de controle, capacidade do processo. A carta  c  para número de não-conformidades: coleta de dados; cálculo dos limites de controle. A carta  u  para número de não-conformidades por unidade: coleta de dados e cálculo dos limites de controle.

 

5. A função de perda quadrática: Abordagem tradicional  x  Abordagem de Taguchi. A função de perda e o controle do processo. Formulação matemática. Determinação do coeficiente de perda. Gráfico da função de perda. Vantagens da função de perda. Cálculo da perda para um lote de produtos. Análise dos problemas de qualidade. Tipos de características de qualidade. A função de perda para os vários tipos de características de qualidade. Aplicações da função de perda.

 

6. Repetibilidade e Reprodutibilidade: Avaliação de sistemas de medição: Definições e capacidade de um sistema de medição. Estudo rápido de R&R. Estudo formal de R&R. Ficha de cálculo. Teste para dados atípicos. Critérios para aceitação de um sistema de medição. Sistemas de medição de atributos

 

7. Técnicas avançadas de controle do processo Cartas para a soma acumulada (Cusum Chart); Cartas para o monitoramento de médias móveis ponderadas; Carta para a média movel exponencial. Exemplos e Exercícios.

 

8. Aceitação por amostragem. Vantagens e desvantagens da aceitação por amostragem. Tipos de planos de amostragem. Amostragem de Atributos: planos simples para atributos; planos duplos e planos sequenciais para atributos; MIL-STD 105D. Amostragem de variáveis: Vantagens da amostragem de variáveis. Desenho de planos para variáveis. MIL-STD 414. Exemplos e Exercícios

Método

Exposições teóricas seguidas de trabalhos práticos com o apoio de softwares. O entendimento da matéria é alcançado a partir dos trabalhos práticos, quando o aluno deve por a prova os conhecimentos teóricos adquiridos. Ênfase no entendimento do problema e identificação das técnicas apropriadas para a solução.

Avaliação

A avaliação considera a frequencia em sala de aula, participação, trabalhos práticos e prova final. A prova final pode ser de caráter teórico ou prático, e um dos trabalhos  será de caráter aplicado com vistas as técnicas que fazem parte dos escopo da disciplina. 

Bibliografia

COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatístico de Qualidade. Editora Atlas. 2ª ed., 2005

 

DUNCAN, A.J. Quality Control and Industrial Statistics. 4 ed. Irwin, 1974.

 

FEIGENBAUM, A.V. Controle da Qualidade Total. V.1, 2 e 3. Editora Makron, 1994.

 

GRANT, E. & LEAVENWORTH, R.S.  Statistical Quality Control 5 ed. Mcgraw-Hill. SP, 1980.

 

ISHIKAWA, K.  Guide to Quality Control. APO. New York, 1974.

 

JURAN, J.M. 7 ET AL.  Quality Control Hanbook. 3 ed. McGraw-Hill, 1974.

 

KUME, H.  Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade São Paulo. Editora Gente, 1993.

 

MONTGOMERY, DOUGLAS C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. Editora LTC. 4ª ed. 2004.

 

RYAN, T. Statistical methods for quality improvement, 2 ed., John Wiley & Sons, 2000.

 

WADSWORTH, H.M.; STEPHENS, K. S.; GODFREY, A.B. Modern methods for quality control and improvement, 2 ed., John Wiley & Sons, 2002.  

 

WERKEMA, M. C. C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos. Werkema editora. Belo Horizonte, 1995.

 

Periódicos: QUALITY PROGRESS;

  QUALITY ENGINEERING;

  JOURNAL OF QUALITY TECHNOLOGY.

 

 

Cronograma

 


Arquivos para Download

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.