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Áreas de atuação do grupo


O desenvolvimento de produtos vem se transformando em um processo cada vez mais estratégico, pois o mercado exige o constante lançamento de novos produtos inovadores e cobra muito caro pelo erro ou omissão tornando instável a sustentabilidade da empresa no negócio. Assim, a proximidade e o alinhamento das atividades de identificação das oportunidades de mercado, de entendimento das reais necessidades dos clientes, de desenvolvimento do projeto do produto, de desenvolvimento do processo produtivo e de marketing são cruciais para elevar as vendas e lucratividade do negócio e superar a concorrência.

A excelência na Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Produtos (GPDP) minimiza a ocorrência de problemas relacionados à interface empresa-mercado. A GPDP atua no gerenciamento integrado de conjunto de projetos, na administração das interfaces dos processos de negócios e dos stakeholders envolvidos favorecendo o lançamento do produto certo em relação às necessidades do cliente-mercado, dentro do prazo e dos parâmetros de custo estabelecidos. Isso se deve ao fato de existir uma linguagem única desde a identificação oportunidades no mercado, alocação dos recursos nos projetos, controle dos recursos e das atividades, desenvolvimento integrado de projeto, processo produtivo, marketing e suporte e monitoramento dos produtos no mercado.

Existem ferramentas e práticas que favorecem esta visão multifuncional e integrada do desenvolvimento de produtos. Entre estas, podemos destacar a gestão de projetos, que permite organizar as atividades do desenvolvimento e a pesquisa de mercado, onde são levantadas e processadas as informações sobre as necessidades dos clientes. Além disso, outros aspectos importantes para a eficiência do desenvolvimento de produtos são: as atividades de planejamento prévio ao desenvolvimento, o processo de inovação de produtos, a utilização eficiente das informações e conhecimentos que são gerados durante as tarefas da empresa e, a análise do desempenho das atividades da empresa e o processo de mudança dessas atividades. Todas essas áreas compõem o corpo de conhecimentos do GEDEPRO no qual o grupo atua através da pesquisa e assessoramento.

Descrição das áreas de atuação

Pesquisa de Mercado: Esta área dedica-se ao levantamento das necessidades dos clientes, identificação de potenciais novos mercados, estimações de vendas, estudos de satisfação, entre outros. Através da mesma, podem-se processar as informações prévias para o inicio do desenvolvimento de um novo produto, obtendo-se uma melhor interpretação das necessidades do mercado.

Gestão de projetos: Consiste em um mecanismo para uma coordenação eficiente das atividades e tarefas de um projeto, seja para desenvolvimento de um novo produto ou o melhoramento de algum processo da empresa, entre outros. Graças a essa coordenação, podem-se evitar erros repetitivos nas tarefas, custos não necessários devido à má utilização de recursos, e pode-se reduzir os tempos dos projetos, que afeta significativamente aos custos e à entrega dos resultados no tempo esperado.

Análise de desempenho e melhoria de processos: Esta área consiste em realizar um diagnóstico do estado e maturidade dos processos, entre eles o desenvolvimento de produtos, e a partir daí propor um plano de melhorias em base aos pontos fracos identificados. Busca diagnosticar ineficiências e retrabalhos, identificando oportunidades de melhoria visando redução de tempo e custos. Graças a esta área, pode-se ter um plano sistematizado de ações a realizar para melhorar o desempenho da empresa.

Gestão de portfólio: Consiste em utilizar eficientemente as informações geradas no planejamento estratégico para avaliar e definir os produtos mais estratégicos do portfólio da empresa, que deveriam ser desenvolvidos ou melhorados. Graças a estas atividades, pode-se ajudar à orientação do portfólio para as necessidades do mercado.

Gestão de mudanças: As atividades que contempla esta área ajudam às empresas a mudar atividades ou processos que devem ser melhorados, buscando que esse processo de transição gere o menor impacto possível na organização. Esta área tem uma especial importância em qualquer processo de melhoria, dado que as mudanças estão sempre apresentam dificuldades associadas à cultura dos funcionários.

Gestão do conhecimento e das informações: Com estas duas áreas busca-se aproveitar as aprendizagens e informações que são adquiridos pelas pessoas da empresa, e reutilizá-las posteriormente. Também busca-se registrar as informações e conhecimentos das pessoas, de maneira que o conhecimento da empresa não seja dependente de pessoas individuais e que a rotatividade de funcionários não afete aos processos pela perda dos conhecimentos e informações.

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