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Pesquisa de Mercado: Esta área dedica-se ao levantamento das necessidades dos clientes, identificação de potenciais novos mercados, estimações de vendas, estudos de satisfação, entre outros. Através da mesma, podem-se processar as informações prévias para o inicio do desenvolvimento de um novo produto, obtendo-se uma melhor interpretação das necessidades do mercado.
Gestão de projetos: Consiste em um mecanismo para uma coordenação eficiente das atividades e tarefas de um projeto, seja para desenvolvimento de um novo produto ou o melhoramento de algum processo da empresa, entre outros. Graças a essa coordenação, podem-se evitar erros repetitivos nas tarefas, custos não necessários devido à má utilização de recursos, e pode-se reduzir os tempos dos projetos, que afeta significativamente aos custos e à entrega dos resultados no tempo esperado.
Análise de desempenho e melhoria de processos: Esta área consiste em realizar um diagnóstico do estado e maturidade dos processos, entre eles o desenvolvimento de produtos, e a partir daí propor um plano de melhorias em base aos pontos fracos identificados. Busca diagnosticar ineficiências e retrabalhos, identificando oportunidades de melhoria visando redução de tempo e custos. Graças a esta área, pode-se ter um plano sistematizado de ações a realizar para melhorar o desempenho da empresa.
Gestão de portfólio: Consiste em utilizar eficientemente as informações geradas no planejamento estratégico para avaliar e definir os produtos mais estratégicos do portfólio da empresa, que deveriam ser desenvolvidos ou melhorados. Graças a estas atividades, pode-se ajudar à orientação do portfólio para as necessidades do mercado.
Gestão de mudanças: As atividades que contempla esta área ajudam às empresas a mudar atividades ou processos que devem ser melhorados, buscando que esse processo de transição gere o menor impacto possível na organização. Esta área tem uma especial importância em qualquer processo de melhoria, dado que as mudanças estão sempre apresentam dificuldades associadas à cultura dos funcionários.
Gestão do conhecimento e das informações: Com estas duas áreas busca-se aproveitar as aprendizagens e informações que são adquiridos pelas pessoas da empresa, e reutilizá-las posteriormente. Também busca-se registrar as informações e conhecimentos das pessoas, de maneira que o conhecimento da empresa não seja dependente de pessoas individuais e que a rotatividade de funcionários não afete aos processos pela perda dos conhecimentos e informações.
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