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LASTRAN > Pesq. e Trab. Aplicados
Pesquisa e Trabalhos Aplicados

    As principais pesquisas e trabalhos desenvolvidos no âmbito do LASTRAN incluem:

Resolução de problemas logísticos - técnicas de programação por restrições, aliadas à linguagem orientada a objeto, caracterizam ferramentas potentes para a resolução de muitos problemas logísticos de transportes (alocação de recursos, sequenciamento de atividades e roteamento de veículos). Modelo desenvolvido para a SNCF-França foi aplicado na replanificação operacional do tráfego ferroviário.

Simulação da operação de transportes - modelos computacionais proporcionam a representação individual de veículos de distintas modais que se deslocam entre terminais, possibilitando avaliar formas alternativas de operação. Exemplos de aplicação incluem: simulação do desempenho de corredores de ônibus de alta capacidade (Porto Alegre), de veículos sobre trilhos (VLT) para o INRETS (França), metrô (Trensurb), aeromóvel (Coester) e dos veículos leves sobre pneus (VLP) propostos para São Paulo.

Estudos de preferência declarada - pesquisas estruturadas com base na técnica de preferência declarada permitem avaliar a segmentação de mercado, inclusive de alternativas ainda não existentes, bem como estimar o valor monetário atribuído pelos usuários às diferentes características do transporte. Estudos foram desenvolvidos para: avaliar o potencial de demanda por serviços ferroviários de carga no RS e de passageiros na Colômbia, testar políticas de pedágio em rodovias, estimar o valor do tempo para o usuário de transporte urbano na RMPA, avaliar a aceitação do sistema lotação, e o valor atribuído pelos usuários à marca de empresas aéreas.

Simulação do tráfego - técnicas de alocação e de simulação de tráfego permitem caracterizar os deslocamentos de veículos na rede viária. Em áreas urbanas, são adequadas para testar o impacto de medidas como: implantação de viadutos, sistemas de mão única, alargamento de vias, faixas exclusivas para ônibus, alterações no controle semafórico, etc. Na análise do desempenho da rede viária de Porto Alegre, está sendo utilizado o modelo Saturn. Outros estudos desenvolvidos incluem a aplicação de redes neurais na previsão do comportamento do tráfego em rotatórias. As atividades incluem também o treinamento e transferência de tecnologia para técnicos locais.

Estudos de impactos de pólos geradores - a introdução de novos empreendimentos como indústrias e centros comerciais, gera problemas adicionais na rede viária. A dimensão das análises realizadas inclui a circulação interna, atração e produção de viagens, tráfego no entorno e circulação em área.

Desempenho de sistemas de transporte - a eficiência dos sistemas de transportes requer o estabelecimento de padrões referenciais. Foram estimadas funções de produção para uma empresa operadora de ônibus. Em continuidade serão levantados indicadores de produtividade para várias empresas.

Sistemas de informação e apoio à operação de transportes - a confiabilidade dos horários e dos intervalos entre veículos é fundamental para operações que requerem integração logística. Nesse sentido, trabalha-se na utilização conjunta de tecnologias avançadas de informação como GIS, GPS e ITS.

Otimização de rotas de transporte público de passageiros - a utilização de um modelo analítico que otimiza o custo total do sistema de transporte incluindo o custo do operador ( operação da rede com um determinado nível de serviço) e custo do usuário (acesso à rede, espera na parada, percurso e desconforto produzida pelo lotação do veículo). Otimização de variáveis operacionais de decisão como o headway, número de rotas, frota, capacidade do veículo, extensão da linha, etc. Modelo apropriado para avaliar modelos operacionais alternativos, como por exemplo, bacias operacionais, serviços de linhas paradoras, diretas e expressas.

DESIRE: Design for Interurban Road Pricing Schemes in Europe - Projeto desenvolvido dentro do 5º Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Comissão Européia. O Projeto tem como objetivo melhorar, através de estudos de casos reais, os sistemas de pedágio inter-urbano para veículo pesados, assim como, as análises dos diferentes aspectos que determinam o sucesso de sua implementação.

Metodologia para Avaliação de Cenários de Demanda de Gás Natural - desenvolvimento de uam metodologia capaz de realizar uma avaliação do mercado existente e potencial, nos diferentes segmentos (industrial, automotivo, residencial e comercial), possibilitando a criação de atrativos mercadológicos para a adoção do gás natural como fonte energética alternativa.
Tanto a metodologia quanto a sua aplicação são inovadoras para o caso do gás natural no Brasil. O Projeto contribuirá significativamente para o aumento do market-share do gás natural no mercado de energia.

Simulação de tráfego rodoviário rural -  Desenvolvimento de um modelo de simulação microscópico - STIRO (Simulador de Tráfego Ininterrupto Rodoviário) - para representar trechos de rodovias de pista simples dotadas de aclives e faixas adicionais para ultrapassagem.

Simulação de tráfego urbano e emissões de poluentes - Quantificação da poluição proveniente do tráfego rodoviário urbano através de emprego de simuladores de tráfego agregados a modelos de emissão de poluentes.

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