Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |
Página Inicial > Portal do Conhecimento
Portal do Conhecimento

Dissertação Mestrado Profissionalizante em Engenharia
As condições de saúde e de trabalho nos novos postos de atendimento do Ministério da Previdência e Assistência Social

Autores: Maria Bernardete Rodrigues Martins
Orientador: Fernando Gonçalves Amaral

Resumo:

As empresas públicas no Brasil possuem características muito semelhantes como a burocracia, divisão do trabalho e especialização, mudanças constantes dos superiores hierárquicos, etc. Não existe preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho, hoje tão discutida e implementada no meio empresarial. Diante disto, surge a necessidade da busca por conhecer as condições de saúde e de trabalho de uma categoria de funcionários públicos do Ministério da Previdência e Assistência Social, que é o tema do presente trabalho, o qual aborda as seguintes questões: as condições de trabalho favorecem a satisfação e a saúde dos colaboradores? Conhecer a realidade de trabalho dos funcionários nas novas agências e ainda, verificar quais os fatores estressores que interferem no trabalho, para desta forma poder contribuir para melhoria das condições de saúde e trabalho nas novas agências do Instituto Nacional de Seguro Social. Para a identificação dos fatores, dois instrumentos foram utilizados, ou seja, um questionário geral e o Questionário de Saúde Geral de Goldberg, que possui indicadores tais como: estresse, desejo de morte, capacidade de desempenho, distúrbios do sono, distúrbios psicossomáticos e saúde geral. Os instrumentos usados demonstram estar adequados, mas principalmente o QSG, porque permite identificar pessoas com problemas de saúde mental não extremados, como também indicadores para avaliar a Qualidade de Vida no trabalho. Através dos resultados obtidos pode-se apresentar o perfil sintomático do grupo avaliado e desta forma, sugerir para a empresa pública pesquisada desenvolver um programa de Qualidade de Vida no Trabalho, para que os objetivos do “Plano de Melhoria do Atendimento” possam ser alcançados.


 

Arquivo para download:
maria_b_martins.pdf

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.