Ensino |
 
Pesquisa |
 
Administração |
 
Outros |
 
Projetos |
 
Regimento |

EDITAL ( Doutorado e Mestrado Acadêmico)

EDITAL (Mestrado Profissional)

 

FICHA DE INSCRIÇÃO/CURRÍCULO PADRONIZADO

 


Manual do Candidato de Mestrado e Doutorado 2011:
      

1. Apresentação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
2. Critérios para Admissão
   
2.1.     Sistemática de Concessão de Bolsas de Estudos
   
2.2.     Critérios para Admissão no Mestrado Acadêmico e Profissional
   
2.3.     Critérios para Admissão no Doutorado
   
2.4.     Critérios para Admissão de Candidatos Estrangeiros
3. Requisitos para Obtenção do Grau de Mestre e Doutor em EP
4. Corpo Docente
5. Áreas, Linhas e Projetos de Pesquisa.
   
5.1.    Sistemas de Produção
   
5.2.    Sistemas da Qualidade
   
5.3.    Sistemas de Transportes
6.    Disciplinas dos Cursos de Doutorado e Mestrado
7.    Vagas dos Cursos de Doutorado e Mestrado

1. Apresentação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Este manual contém informações acerca dos programas de Mestrado Acadêmico, Professional e Doutorado em Engenharia de Produção (EP) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O manual apresenta: (i) critérios para admissão e requisitos de desempenho e (ii) descrição dos programas de pós-graduação e suas opções.

O presente manual tem caráter informativo, sendo que alterações podem ocorrer a qualquer momento por orientação da Coordenação do PPGEP e/ou instâncias superiores.

O PPGEP oferece programas de pós-graduação em nível de Especialização (não abordados neste manual), Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado. As áreas de concentração dos programas de Mestrado e Doutorado são: Sistemas de Produção, Sistemas de Qualidade e Sistemas de Transportes. As linhas de pesquisa associadas a cada área de concentração podem ser encontradas na seção 5 deste manual.

O Mestrado em EP (Acadêmico e Professional ) requer 24 créditos de disciplinas, além da elaboração e defesa pública de uma dissertação de Mestrado. A etapa final do processo de obtenção do título de Mestre é a homologação da dissertação de Mestrado pela Comissão Coordenadora do PPGEP. Tal homologação só ocorre mediante a apresentação dos seguintes documentos (i) dissertação de mestrado incorporada das modificações sugeridas pela banca examinadora, as quais devem ser endossadas formalmente pelo orientador do trabalho, e (ii) artigo submetido, aceito para publicação ou publicado durante o período de realização do Mestrado em periódico nacional ou internacional qualificado. Estudantes de Mestrado (Acadêmico e Professional ) devem concluir a totalidade dos requisitos para colação de grau num período de até 2 anos. As disciplinas do Mestrado Acadêmico e Profissional ocorrem conjuntamente, em turno exclusivamente diurno.

O Doutorado em EP requer 42 créditos de disciplinas, aprovação em exame de qualificação, além de elaboração e defesa pública de uma tese de doutoramento. Os requisitos para colação de grau devem ser concluídos num período de até 4 anos. A etapa final do processo de obtenção do título de Doutor é a homologação da tese do Doutorado pela Comissão Coordenadora do PPGEP. Tal homologação só ocorre mediante a apresentação dos seguintes documentos (i) tese de doutorado incorporada das modificações sugeridas pela banca examinadora, as quais devem ser endossadas formalmente pelo orientador do trabalho, e (ii) artigo submetido, aceito para publicação ou publicado durante o período de realização do Doutorado em periódico internacional referenciado.

Nas seções seguintes, as disciplinas, instruções para inscrição nos cursos e requisitos dos programas de pós-graduação são descritos em detalhes.

Existem três grandes áreas de concentração na pós-graduação em EP: (i) Sistemas de Produção, (ii) Sistemas da Qualidade e (iii) Sistemas de Transportes. O corpo docente do PPGEP desenvolve pesquisa nessas áreas, com publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais, sendo financiado por diversas agências de fomento, tais como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES (Coordenação Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). A linha adotada pelo PPGEP favorece a pesquisa aplicada em Engenharia.

O PPGEP possui laboratórios apropriadamente equipados, disponíveis aos estudantes de pós-graduação. Os laboratórios do PPGEP são: LOPP – Laboratório de Otimização de Produtos e Processos e o LASTRAN – Laboratório de Análise de Sistemas de Transportes. 

O PPGEP possui um corpo docente com quatorze membros em tempo integral, além de colaboradores internos e externos oriundos de outros departamentos da UFRGS. Atualmente, o PPGEP conta com mais de 100 estudantes de pós-graduação stricto sensu.

O PPGEP oferece apoio financeiro na forma de bolsa de estudos para estudantes de pós-graduação, preferencialmente em regime de dedicação integral. As bolsas provêm de órgãos financiadores como CAPES e CNPq, e outras entidades públicas ou privadas. A prioridade na concessão das bolsas é dada aos estudantes de Doutorado.

A secretaria do PPGEP situa-se à Av. Oswaldo Aranha, 99 – 5º andar, Porto Alegre, RS 90220-970; telefone (0xx51) 3308-3491; FAX (0xx51) 3308-4007; e-mail: secretaria@producao.ufrgs.br. A home page da Produção é www.producao.ufrgs.br. O e-mail da coordenadora do pós-graduação, Profa. Carla ten Caten, é tencaten@producao.ufrgs.br.

2.     Critérios para Admissão

O ingresso no curso de pós-graduação em EP é regrado por editais, disponíveis na página do curso.

Os candidatos deverão apresentar no momento da entrevista/defesa do projeto os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência, além dos documentos que comprovem as informações presentes na ficha de inscrição.

2.1 Sistemática de Concessão de Bolsas de Estudos

O PPGEP oferece bolsas de Mestrado e Doutorado para seus estudantes, preferencialmente em tempo integral. A concessão de bolsas está condicionada à disponibilidade de recursos nas agências de fomento. Estudantes de Mestrado Acadêmico e Doutorado são isentos de taxas administrativas e do pagamento de créditos durante o período regular de formação. Estudantes de Mestrado Profissional são isentos do pagamento de créditos durante o período regular de formação. Somente estudantes de Mestrado Acadêmico e Doutorado podem receber bolsas de estudos.

A alocação das bolsas de Mestrado Acadêmico e Doutorado aos estudantes é definida a partir da classificação dos candidatos nos processos seletivos. Estudantes de Doutorado recebem prioridade na concessão de bolsas. Dentro de cada programa (Mestrado  Acadêmico /Doutorado), no caso do número de estudantes selecionados exceder o número de bolsas disponíveis, as bolsas são alocadas aos estudantes conforme sua ordem de classificação na etapa de seleção.

A concessão de bolsas de estudo é altamente competitiva. O estudante bolsista apresenta, via de regra, características que excedem os requisitos mínimos de admissão. Os estudantes de Doutorado, em particular, devem apresentar evidência de potencial de pesquisa, preferencialmente na forma de recomendação por parte do orientador de Mestrado ou recebimento de prêmios que comprovem sua excelência acadêmica. A qualidade do currículo de publicações do candidato ao Doutorado também é critério determinante para seu ingresso no curso.

2.2 Critérios para Admissão no Mestrado Acadêmico e Profissional

O anúncio da abertura do período de inscrições e divulgação do calendário dos processos seletivos aos cursos de pós-graduação stricto sensu do PPGEP é feito através de edital. A inscrição para seleção dos Mestrados Acadêmico e Profissional em EP é feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição/currículo padronizado. A ficha de inscrição/currículo padronizado encontra-se disponível no vínculo acima ou na secretaria do PPGEP.

Os candidatos ao Mestrado Acadêmico estão isentos do pagamento de taxa de inscrição. A taxa de inscrição do Mestrado Profissionalizante é de R$ 700,00 (setecentos reais). A emissão do DOC de pagamento deve ser realizada na página da UFRGS, no seguinte endereço eletrônico: http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php. O preenchimento dos campos para gerar o DOC de pagamento deve seguir o modelo da figura abaixo (o candidato deve, obrigatoriamente, preencher seu nome e seu CPF nos campos “Nome do Contribuinte” e “CPF do contribuinte”, respectivamente).



Figura 1 – Guia de Recolhimento da taxa de inscrição para candidatos ao Mestrado Profissional

Alunos de Mestrado Acadêmico e Doutorado podem dedicar-se ao curso em regime de dedicação integral ou parcial. Alunos de Mestrado Profissional podem dedicar-se parcialmente ao curso, não sendo elegíveis a bolsas de estudos.

No ato da inscrição para seleção do Mestrado, o candidato deve indicar sua área de concentração de preferência. As áreas de concentração do Mestrado em EP apresentam-se descritas na seção 5 deste manual. A seleção da área de concentração é crítica, já que candidatos aprovados na seleção são alocados a docentes orientadores desde o início do curso. Os docentes apresentam capacidade limitada para orientação, sendo a mudança de área de concentração após ingresso no Mestrado desestimulada por parte da coordenação da pós-graduação.

O processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico e profissional é o mesmo e independe da área de concentração. As informações relacionadas à descrição do processo seletivo, ao período de inscrição e as datas da realização da prova, das entrevistas e da divulgação dos aprovados estão apresentadas no Edital.

Existem duas provas de admissão ao Mestrado Acadêmico e Profissional.  A primeira prova, de caráter objetivo, tem duração de 75 minutos e é constituída de três seções, conforme edital. Para a seção verbal desta prova é permitido o uso de dicionário de inglês/português (não é válido em formato digital). Não é permitido nenhum outro tipo de consulta externa, tão pouco o uso de calculadora, celulares ou qualquer aparelho eletrônico. A segunda prova, de caráter dissertativo, tem duração de 60 minutos e é realizada na seqüência da primeira prova. Não são oferecidos cursos de nivelamento com o objetivo de preparar os candidatos para as provas. As questões da prova objetiva estão baseadas no Graduate Record Examination (GRE). A prova do GRE é utilizada como um dos critérios de seleção para as universidades americanas. Um modelo de prova objetiva de admissão e exercícios propostos podem ser encontrados na Home Page do programa. Somente candidatos com aproveitamento mínimo de 25% (nota mínima igual ou superior a 1, em um escala de 0 a 4) na parte objetiva terão sua prova de redação corrigida.

 

2.3 Critérios para Admissão no Doutorado

Os documentos mencionados no edital para inscrição no Doutorado são detalhados na seqüência.

a.  Ficha de inscrição e modelo de currículo padronizado, com indicação de documentação necessária, encontram-se disponíveis para download no vínculo do documento do edital ou na secretaria do PPGEP. O candidato deverá indicar, na ficha de inscrição, a área de concentração e nome do prospectivo docente orientador.

b. As cartas de recomendação são elemento importante no processo de seleção, devendo ser escritas preferencialmente por antigos orientadores (no caso de candidatos com grau de Mestre), professores, pesquisadores ou superiores hierárquicos do candidato. As cartas de recomendação devem ser redigidas no formulário padrão estabelecido pelo PPGEP, disponível para download no vínculo do documento do edital.

O projeto de tese tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato na elaboração de um projeto de pesquisa e a vinculação deste projeto com as linhas de pesquisa do curso. Um projeto típico de tese apresentaria as seguintes seções: (i) introdução ao tema proposto; (ii) breve revisão bibliográfica indicando familiaridade do proponente com o tema; (iii) plano de trabalho detalhado, explicitando aspectos como originalidade do tema e sua relevância para o desenvolvimento da EP; e (iv) cronograma preliminar de execução do projeto. Um exemplo de projeto de tese pode ser encontrado aqui.

Candidatos ao Doutorado que não possuírem grau de Mestre devem submeter-se às provas de seleção do Mestrado (ver item do edital - Mestrado Acadêmico e Profissional), para habilitarem-se a participar da seleção para o Doutorado. Nesse caso, uma vez que o candidato ao doutorado sem grau de Mestre seja aprovado nas provas de seleção do Mestrado, a seleção para ingresso no Doutorado é feita através de (i) exame da documentação encaminhada (primeira etapa) e (ii) entrevista com o candidato (segunda etapa). O candidato é entrevistado por uma banca de avaliação composta por docentes do PPGEP que inclui o prospectivo docente orientador. Na entrevista, o candidato será questionado sobre pontos específicos do projeto de tese e, de uma maneira mais genérica, sobre sua produção científica. A análise da documentação de inscrição é interna, sem a participação do candidato. O resultado da seleção é informado ao candidato através da home page do programa, aproximadamente uma semana após a realização das entrevistas. As entrevistas de seleção para o Doutorado ocorrem no mês de Janeiro, em dia e hora a serem informados através da home page do programa. A documentação encaminhada pelo candidato para consolidar sua candidatura ao Doutorado não será devolvida ao final do processo seletivo. As demais datas referentes à seleção para o Doutorado são apresentadas no edital. Os candidatos ao Doutorado estão isentos do pagamento de taxa de inscrição.

 2.4 Critérios para Admissão de Candidatos Estrangeiros

Candidatos ao Mestrado Acadêmico

Candidatos estrangeiros ao curso de Mestrado Acadêmico em EP poderão:

(i) submeter-se ao processo seletivo conforme descrito no item do edital - Mestrado Acadêmico e Profissional. Para tanto, será demanda a presença do candidato quando da realização das provas de seleção e entrevistas. Adicionalmente à documentação de inscrição, são solicitadas duas cartas de recomendação, preenchidas no formulário padrão. Candidatos estrangeiros ao curso de Mestrado Acadêmico são isentados da taxa de inscrição.

(ii) submeter-se ao processo seletivo à distância. Neste caso, as provas de seleção e a entrevista são substituídas pelo Graduate Record Examination (GRE). O GRE é um exame oferecido pelo Educational Testing Services (ETS) e disponível na maior parte dos países. A modalidade de GRE demandada pelo PPGEP é o exame de caráter genérico (General Test). Os resultados do GRE deverão ser remetidos pelo candidato ou pelo ETS ao PPGEP até 01/12/10. Informações sobre o exame GRE, suas datas e locais de realização, bem como exemplos de questões de exames já realizados encontram-se disponíveis na home page do ETS. Além do GRE, são necessárias (a) a ficha de inscrição e curriculum vitae do candidato no link ficha de inscrição/currículo padronizado; e (b) duas cartas de recomendação, preenchidas no formulário padrão. São aceitas inscrições por e-mail (as mesmas devem ser enviadas ao email secretaria@producao.ufrgs.br).

Candidatos ao Doutorado

Candidatos estrangeiros ao curso de Doutorado em EP devem submeter-se ao processo seletivo conforme descrito no item do edital - Doutorado. Candidatos estrangeiros são isentados de taxa de inscrição. Somente serão aceitos para inscrição no Doutorado os candidatos que possuírem grau de Mestre. A presença do candidato quando da realização da defesa do projeto de tese e entrevista não é necessária. Além dos documentos listados em (a) e (b) no item do edital - Doutorado, são demandados os seguintes documentos adicionais para a inscrição no Doutorado:

d. cópia da dissertação de Mestrado;
e. scores obtidos no GRE (Graduate Record Examination), modalidade General test. Os resultados do GRE deverão ser remetidos pelo candidato ou pelo ETS (Educational Testing Service) ao PPGEP até 01/12/10. Informações sobre o exame GRE, suas datas e locais de realização, bem como exemplos de questões de exames já realizados encontram-se disponíveis na
home page do ETS.



Bolsas de estudo

Candidatos estrangeiros ao Mestrado Acadêmico e Doutorado do PPGEP devem preferencialmente obter financiamento de agências de fomento, na forma de bolsa de estudos. Candidatos estrangeiros procedentes de países contemplados nos convênios de cooperação internacional do CNPq e CAPES (órgãos de fomento à pesquisa do governo Brasileiro), podem candidatar-se a bolsas de estudo em nível de Mestrado e Doutorado. Informações sobre o procedimento para solicitação das bolsas de estudo, bem como uma lista de países conveniados com os órgãos de fomento brasileiros, encontram-se disponíveis na home page do CNPq e na home page da CAPES.

É importante ressaltar que a documentação exigida para solicitação de bolsas de estudo junto às agências de fomento brasileiras não coincide inteiramente com a documentação solicitada pelo PPGEP. Recomenda-se, assim, que os candidatos estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado adicionem à documentação exigida pelas agências de fomento os documentos exigidos pelo PPGEP. Estes documentos podem ser enviados separadamente ao PPGEP ou anexados ao material a ser remetido pelas agências de fomento ao PPGEP. Somente participarão da seleção ao Mestrado Acadêmico e Doutorado do PPGEP candidatos que encaminharem ficha de inscrição acompanhadas de toda a documentação exigida pelo programa.  

Conforme a legislação vigente, para qualquer atividade acadêmica a ser realizada, em qualquer nível, dentro da Universidade, (e mesmo não sendo realizada matrícula formal), deve ser providenciado o Visto de Estudante (Temporário IV), junto aos consulados  brasileiros no país de origem do estudante. Antes de iniciar suas atividades, todos os alunos devem dirigir-se a Polícia Federal, para registro, e o protocolo que então receberem deverá ser apresentado ao responsável por sua matrícula ou à Secretária de Relações Institucionais e Internacionais.


Mais informações no site da RELINTER aqui.


3.     Requisitos para Obtenção do Grau de Mestre e Doutor em EP

3.1 Requisitos para obtenção do grau de Mestre Acadêmico e Professional em EP

Mínimo de 24 créditos de disciplinas, com conceito médio B, a serem completados até o final do primeiro ano de Mestrado. Estudantes com um ou mais conceitos C em disciplinas podem não ter suas bolsas de estudo renovadas ao final do primeiro ano de Mestrado.

  Proficiência em língua estrangeira (inglês na modalidade Acadêmica; inglês ou espanhol na modalidade Profissional).

Elaboração e defesa pública de uma dissertação de Mestrado versando sobre um tema de interesse para a área de concentração do estudante, com formato a ser definido juntamente com o orientador. O período previsto para a elaboração da dissertação, mediante supervisão de orientador estabelecido quando do ingresso do estudante no Programa, é de um ano. A defesa da dissertação deve se dar até o final do segundo ano de Mestrado.

  Apresentação de um artigo à Comissão Coordenadora, passível de ser submetido a Congressos, no caso de Mestrado Profissional, e a periódico nacional ou internacional (Qualis B2 ou superior), no caso de Mestrado Acadêmico. A homologação da dissertação de mestrado do candidato por parte da comissão coordenadora estará condicionada à apresentação deste artigo.

  Durante o 2o ano do Mestrado, o desenvolvimento do trabalho de dissertação do estudante é monitorado pelo orientador e através de seminários de dissertação, nos quais avalia-se o trabalho já concluído pelo aluno e sugerem-se indicações para melhoria ou desenvolvimentos futuros.

3.2 Requisitos para obtenção do grau de Doutor em EP

Mínimo de 42 créditos de disciplinas, com conceito médio B, a serem completados até o final do segundo ano de Doutorado. Créditos correspondentes a disciplinas cursadas em Mestrado podem ser convertidos em créditos de Doutorado, mediante aprovação da comissão coordenadora do PPGEP, num total máximo de 24 créditos.

Proficiência em inglês e mais uma língua estrangeira (Alemão, Francês, Italiano ou Espanhol).

 Aprovação no exame de qualificação para o Doutorado. O exame de qualificação consiste na apresentação da proposta de tese de Doutorado a uma banca presidida pelo docente orientador e formada por dois ou mais professores doutores. O documento contendo a proposta de tese deve ser distribuído à banca examinadora pelo menos quinze dias antes de sua defesa. O estudante deve preparar uma exposição oral dos conteúdos da proposta de tese. Os membros da banca de pré-defesa preferencialmente deverão compor a banca final de defesa da tese de Doutorado. O exame de qualificação é tipicamente realizado até o final do segundo ano de Doutorado.

 Defesa pública da tese de Doutorado. A tese de Doutorado deve constituir-se em contribuição original e relevante para a área de EP. O documento escrito deve ser entregue à banca examinadora pelo menos trinta dias antes da defesa pública. A banca examinadora será presidida pelo docente-orientador, sem direito ao julgamento da tese, e será composta por pelo menos três examinadores com título de Doutor, sendo ao menos dois externos ao programa e um externo à UFRGS. A conclusão do Doutorado será formalizada através de defesa pública da tese, com a presença obrigatória da Banca Examinadora.

 Comprovação de atividade de pesquisa através da publicação (ou encaminhamento/aceite para publicação) de no mínimo um artigo em periódico científico internacional com prestígio reconhecido pela Comissão Coordenadora (Conceito A). A homologação da tese de doutorado do candidato por parte da comissão coordenadora estará condicionada à apresentação deste artigo. A Tabela 1 traz um resumo dos requisitos para conclusão do Doutorado em EP.

Tabela 1 – Requisitos para conclusão do Doutorado em EP.

ATIVIDADE

EXIGÊNCIA

RECUPERÁVEL?

Disciplinas

Mínimo de 42 créditos, a serem completados em um prazo de dois anos

Média geral superior a B

Não
 

Não

Atividades de pesquisa

Um trabalho aceito para publicação em periódico científico internacional


Não
 

Exame de qualificação

Defesa e aprovação do projeto de tese

Não

Defesa da tese

Defesa e aprovação da tese

Não


4.     Corpo Docente

Tendo em vista o caráter interdisciplinar do Curso, nele atuam professores lotados em vários departamentos desta Universidade. Os professores orientadores do PPGEP/UFRGS vêm listados nas tabelas seguintes.

Professores Orientadores de Mestrado e Doutorado

Professor

Titulação

Área de Atuação

Carla Schwengber ten Caten*

Doutor

Sistemas de Qualidade

Cláudio José Müller

Doutor

Sistemas de Produção

Christine Tessele Nodari

Doutor

Sistemas de Transportes

Fernando Gonçalves Amaral*

Doutor

Sistemas de Produção

Flávio Sanson Fogliatto*

Doutor

Sistemas de Qualidade

Francisco José Kliemann Neto*

Doutor

Sistemas de Produção

Giovana Savitri Pasa

Doutor

Sistemas de Produção

Helena Beatriz Bettella Cybis*

Doutor

Sistemas de Transportes

Istefani Carísio de Paula

Doutor

Sistemas de Qualidade

José Luis Duarte Ribeiro*

Doutor

Sistemas de Qualidade

Lia Buarque de Macedo Guimarães*

Doutor

Sistemas de Produção

Liane Werner*

Doutor

Sistemas de Qualidade

Luis Antonio Lindau*

Doutor

Sistemas de Transportes

 Luiz Afonso dos S. Senna*  

Doutor

 

Sistemas de Transportes

Márcia Elisa Soares Echeveste*

Doutor

Sistemas de Qualidade

Michel José Anzanello

Doutor

Sistemas da Qualidade

Tarcísio Abreu Saurin*

Doutor

Sistemas de Produção

* Orientadores de Doutorado

 











































5. Áreas, Linhas e Projetos de Pesquisa.  

Os Cursos de Mestrado e Doutorado em EP apresentam três grandes áreas de concentração: Sistemas de Produção, Sistemas de Qualidade e Sistemas de Transportes. A descrição dessas áreas e respectivas linhas e projetos de pesquisa vem dada a seguir.

5.1  Sistemas de Produção

Esta área tem a seu encargo, aspectos ligados a gerência de produção e ergonomia. Nos aspectos relacionados à Gerência da Produção, a definição das estratégias, a organização, o planejamento, o controle e a programação da produção. Os principais objetivos são: (i) identificação e análise de sistemas produtivos, (ii) escolha de técnicas apropriadas para a solução dos problemas organizacionais e dos problemas de engenharia desses sistemas, (iii) aplicação dessas técnicas e, por conseguinte, (iv) melhoria da eficiência e eficácia desses sistemas. Com relação a Ergonomia investigam-se aspectos relacionados à Ergonomia de Processo e Produto, Segurança e Organização do trabalho, entre outros.

As linhas de pesquisa desta área são:

Gerência e Estratégias de Produção

Ergonomia e Segurança

Os pesquisadores associados a esta área de concentração são:

Cláudio José Müller

Fernando Gonçalves Amaral

Flávio Sanson Fogliatto

Francisco José Kliemann Neto

Giovana Savitri Pasa

Lia Buarque de Macedo Guimarães

Michel José Anzanello

Tarcisio Abreu Saurin

Alguns dos projetos de pesquisa em andamento nesta área de concentração são:

Gerenciamento e controle da produção de empresas metal-mecânicas

Aprendizagem e análise organizacional

Customização em Massa

Macroergonomia

Núcleo de Design e Ergonomia

Ergonomia cognitiva em sistemas complexos

Gestão de segurança e saúde no trabalho

Gerenciamento de riscos de acidentes de trabalho

Gerenciamento de processos na construção civil

Mapeamento e mensuração de processos industriais

Sistemas de produção enxuta adaptados a diferentes setores

Simulação aplicada à produção

Sistemas de Gestão

Gerenciamento de custos

Gestão da cadeia de suprimentos

5.2  Sistemas da Qualidade

Esta área se preocupa com a aplicação de métodos gerenciais e métodos de engenharia voltados para a garantia da qualidade. Os objetivos principais são o diagnóstico, monitoramento e otimização da qualidade de produtos, processos ou serviços. Técnicas de gestão da qualidade permitem estabelecer diretrizes gerais para a melhoria e o desenvolvimento das organizações. Técnicas de engenharia da qualidade baseiam-se em desenvolvimentos matemáticos e estatísticos dirigidos à melhoria da qualidade de produtos e processos. Técnicas da Confiabilidade podem ser aplicadas a produtos ou equipamentos e visam avaliar e estender a vida útil destes itens.

As linhas de pesquisa dessa área são:

Qualidade e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Gestão da Qualidade e Serviços

Os pesquisadores associados a esta área de concentração são:

Carla Schwengber ten Caten

Flávio Sanson Fogliatto

▪ Istefani Carísio de Paula

José Luis Duarte Ribeiro

Lia Buarque de Macedo Guimarães

Liane Werner

Márcia Elisa Echeveste

Michel José Anzanello

Alguns dos projetos de pesquisa em andamento nesta área de concentração são:

Confiabilidade de componentes

Confiabilidade de Sistemas

Estimativa de prazos de garantia

Modelos de Degradação

Técnicas de gerenciamento e planejamento da manutenção

Desenvolvimento de Sistemas Instrucionais e Inteligentes

Desenvolvimento Integrado do Produto

Desenvolvimento de Metodologia de Design, Avaliação de Interfaces

Uso de Hipermídia no ensino de Engenharia

Controle estatístico multivariado da qualidade de processos

Gerenciamento do controle estatístico do processo

Implantação de sistemas de referência Metrológica

Otimização de parâmetros de processo usando múltiplas características de qualidade

Técnicas multivariadas para melhoria de produtos/processos

Aplicação de metodologia de Desdobramento das Funções da Qualidade

Desdobramento das Diretrizes

Desenvolvimento de sistemas de qualidade

Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental

Modelos de Excelência em Serviço

Metodologia Seis Sigma

5.3  Sistemas de Transportes

A área de Sistemas de Transportes utiliza técnicas de engenharia voltadas ao planejamento e operação de sistemas de transporte, visando à movimentação de pessoas ou cargas e o abastecimento ou a distribuição da produção. Entre seus objetivos estão: (i) compreensão estruturada do mercado e do sistema, (ii) caracterização e previsão da demanda, (iii) caracterização e previsão da oferta, e (iv) melhoria da circulação.

A linha de pesquisa dessa área é:

Transportes e Logística

Os pesquisadores associados a esta área de concentração são:

Christine Tessele Nodari

Helena Beatriz Bettella Cybis

Luis Antonio Lindau

Alguns dos projetos de pesquisa em andamento nesta área de concentração são:

Análise de Mercado do Gás Natural

Escolha do horário de partida através da Preferência Declarada

Técnicas Simplificadas para Estimação da Demanda

Análise de planos diretores sob a ótica de circulação viária

Gerenciamento do tráfego em redes

Impacto de Pólos Geradores

Avaliação da produtividade de operadoras urbanas

O impacto das concessões de Rodovias na Economia do Rio Grande do Sul

Alocação de Recursos

Auditoria da Segurança Viária

Medidas para a Promoção do Transporte Coletivo

Sistemas avançados no transporte urbano por ônibus

Sustentabilidade: Transporte Coletivo

Operação Logística

6.       Disciplinas dos Cursos de Doutorado e Mestrado

As disciplinas dos cursos de Mestrado Acadêmico, e Doutorado são informadas na semana anterior ao início do ano letivo, quando é realizada a matrícula. A lista completa das disciplinas usualmente oferecidas no Mestrado e Doutorado pode ser encontrada na home page da Produção. A seleção das disciplinas é realizada após aconselhamento com o professor orientador.

7.       Vagas dos Cursos de Doutorado e Mestrado

A quantidade de vagas disponíveis para os cursos de Dotorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional está descrita no edital.

 

 

Fale Conosco » Intranet » Webmail »

© 1998 - 2011 - Engenharia de Produção - Direitos reservados.