Projeto
Título do Projeto: |
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Proposta de
Avaliação da Educação a Distância na UFRGS |
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Linha de Pesquisa: |
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B - Desenvolvimento
de Pesquisas e Produção de recursos tecnológicos ou novos processos em EAD |
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1 - Descrição |
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As tecnologias de
informação e comunicação (TICs), e difusão utilizadas pela educação a
distância (EAD) proporcionam maior aproximação do indivíduo no contexto da
globalização. As disciplinas e/ou cursos a distância possibilitam o
desenvolvimento de atividades por meio de vários recursos (materiais, impressos,
radiofônicos, televisivos, teleconferências, dentre outros). Algumas
metodologias proporcionam uma maior participação, subsidiando profissionais a
um melhor acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, buscando
despertar e manter o interesse dos alunos e incentivando as relações sociais,
de modo que possam aprender uns com os outros em um ambiente colaborativo.
Assim, mesmo sendo a distância, o formador pode manter-se permanentemente
informado sobre o desenvolvimento dos alunos, intervindo nos momentos
adequados, a fim de mediar às aprendizagens de modo interativo. Tal contexto
requer que as instituições organizem e planejem processos capazes de avaliar
cotidianamente o desempenho do ambiente a distância e, que tais processos,
sirvam para a tomada de decisão em termos de buscar melhorias sejam elas
tecnológicas, pedagógicas, estruturais e/ou humanas. Neste sentido, os
‘Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância’, propostos pela
SEED/MEC, podem ser considerados como fonte importante de informação no
sentido de proporcionar orientação acerca da base de sustentação dos Projetos
Pedagógicos dos Cursos a fim de proporcionar, acima de tudo, certa
padronização e coerência. Além disso, servem para subsidiar atos legais do
poder público em termos de processos de regulação, supervisão e avaliação
nesta modalidade de ensino. Tais itens estão discriminados a seguir: (i)
Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (ii)
Sistemas de Comunicação; (iii) Material Didático; (iv) Avaliação; (v) Equipe
Multidisciplinar; (vi) Infra-estrutura de apoio; (vii) Gestão
Acadêmico-Administrativa; (viii) Sustentabilidade Financeira. Este projeto de
pesquisa propõe-se a trabalhar com o item que trata da ‘avaliação’ e essa diz
respeito tanto ao processo de avaliação da aprendizagem quanto ao processo de
avaliação institucional. Os referenciais preconizam que o modelo de
‘avaliação de aprendizagem’ deva se pautar em um processo contínuo, adotando
uma lógica de avaliação formativa e, para tanto, deve “ajudar o estudante a
desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e
atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos”. Desta forma, é
de responsabilidade das IES a proposição de mecanismos que promovam o permanente
acompanhamento do estudante. E, neste sentido, “à medida que a ênfase é
colocada na aprendizagem, o principal papel do professor deixa de ser o de
ensinar, e passa a ser o de ajudar o aluno a aprender” (GIL, 2007, p. 29).
Para o autor, ensino e aprendizagem são conceitos indissociavelmente ligados,
sendo que ensino lembra orientação, instrução, transmissão de conhecimentos e
comunicação, onde o professor é o elemento principal do processo. A
aprendizagem, por sua vez, refere-se diretamente ao aluno, evidenciando a
modificação de comportamento, a apreensão, descoberta e aquisição de
conhecimentos. Para que ocorra a aprendizagem é preciso que os alunos sejam
incentivados a investigar, percebam suas aptidões, oportunidades, interesses
e condições de aprender e assim sejam capazes de buscar meios para o seu
desenvolvimento individual e social. Em relação à ‘avaliação institucional’,
há a necessidade por parte das instituições em planejar sistemas de avaliação
que contemplem a avaliação das dimensões: (1) Organização
didático-pedagógica; (2) Corpo docente, corpo de tutores, corpo
técnico-administrativo e discentes; (3) Instalações. A avaliação destas
dimensões deve ser coerente com proposto pelo SINAES – Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior, instituído pelo Governo Federal pela Lei
10.861 em 14 de abril de 2004 com o objetivo de assegurar processo nacional
de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e
do desempenho acadêmico de seus estudantes. De modo específico, este projeto
propõe a reflexão acerca dos processos avaliativos que vem sendo
desenvolvidos pela UFRGS a partir do desenvolvimento do projeto PAIUFRGS/
UFRGS, mas que vem tratando as questões de avaliação em grande potencialidade
em relação ao ensino presencial, tanto em relação a avaliação de
aprendizagem, quanto em relação à avaliação institucional. Salienta-se que
isso deve-se, em grande parte, porque o próprio instrumento proposto pelo
INEP está mais voltado a realidade dos cursos presenciais. Na UFRGS, atualmente,
existe um instrumento para avaliação do processo ensino-aprendizagem que é
disponibilizado no portal do aluno ao final do semestre letivo, tanto para o
ensino presencial quanto à distância. Esse instrumento foi criado por um
grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI)
e aprovado pelas instâncias superiores da Universidade e avalia os seguintes
critérios: (i) avaliação do professor; (ii) avaliação da disciplina; (iii)
avaliação da infra-estrutura; (iv) auto-avaliação do aluno. No entanto,
verifica-se que tal instrumento não serve para a realidade dos cursos à
distância que são oferecidos pela UFRGS porque a realidade é diferenciada e,
conforme comentado anteriormente, deveria avaliar e levar em consideração os
itens que constam nos referenciais de qualidade, se não a totalidade, pelo
menos a grande maioria. Há a necessidade de levar em consideração a avaliação
dos tutores presenciais e a distância, das tecnologias e plataformas
adotadas, etc. Este projeto propõe-se investigar o ambiente que envolve a EAD
na UFRGS a fim de dar condições para a proposição de ferramentas capazes de
avaliar essa modalidade de ensino. Objetivos 1. Verificar quais instrumentos
e/ou procedimentos são utilizados para avaliação dos recursos pedagógicos,
tecnológicos, estruturais e humanos, nos cursos EAD ofertados pela UFRGS. 2.
Verificar que procedimentos avaliativos são indicados pelos cursos nos seus
PPC’s e seus respectivos pesos. 3. Selecionar, a partir dos levantamentos
efetuados, critérios avaliativos que melhor se adequam à proposta pedagógica
institucional. 4. Propor instrumento(s) para avaliação da educação a
distância na UFRGS. 5. Definir diretrizes para integrar a avaliação às
plataformas institucionais. |
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2 - Metodologia |
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Esta proposta
caracteriza-se como sendo um estudo de caso que na concepção de Yin (2007, p.
32), “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo
dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o
fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”. O estudo de caso será
realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e terá como
objeto de pesquisa a Educação a Distância (EAD). Para tanto, foram
selecionados para serem objeto de investigação aqueles cursos que irão para
reconhecimento, a saber: Administração, Música, Pedagogia e o curso Tecnólogo
em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). A coleta de
dados será efetuada em 5 etapas: Na primeira etapa será realizada pesquisa bibliográfica,
a partir dos instrumentos existentes relacionados a EAD disponibilizados pelo
MEC. Na segunda etapa será realizada a pesquisa documental através das
análises dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) e funções avaliativas
das plataformas institucionais (MOODLE, NAVI e ROODA). A terceira etapa
consta de pesquisa de campo onde serão realizadas entrevistas com os
coordenadores de curso, coordenadores de pólo, secretários de curso, tutores
a distância, professores formadores, tutores presenciais e equipe técnica do
CPD/UFRGS envolvida. As entrevistas serão conduzidas sob a forma de grupos
focais visando em um período curto de tempo levantar informações que
relevantes para a elaboração do instrumento de avaliação proposto. A etapa
subseqüente trata da proposição do instrumento de avaliação e teste piloto
junto aos alunos, professores e tutores. A ultima etapa consiste na
consolidação do instrumento através de sua validação pela SEAD/UFRGS. Como
antecedentes importantes na área de avaliação em EAD citam-se trabalhos de
Faller & Rodrigues (2009) e Rodrigues & Rodrigues (2009), que serão
utilizados como suporte principal ao desenvolvimento da proposta. O primeiro
propõe um modelo para avaliar a EAD a partir das dimensões Pessoas, Estrutura
e TIC’s. O segundo, por sua vez, propõe sistema de indicadores para avaliar
Educação a Distancia. |
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3 - Resultados
esperados |
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Espera-se que esse
projeto de pesquisa oportunize a prática da pesquisa científica sobre o
contexto da EAD que envolve as instituições de ensino, os cursos e os
diversos públicos interessados e envolvidos. A partir desse incentivo
espera-se ampliar, consolidar e produzir conhecimentos sobre EAD,
principalmente em relação à UFRGS, a partir do estudo de caso e das práticas
adotadas por esta Universidade. Neste sentido, o principal produto será a
proposição de instrumento(s) de avaliação que seja(m) capaz(es) de auxiliar a
instituição e/ou cursos a avaliar as dimensões propostas pelos instrumentos
disponibilizados pelo INEP que envolvem a organização didático-pedagógica;
corpo docente, corpo de tutores, corpo técnico-administrativo e discentes; e,
instalações. Como subproduto serão definidas diretrizes de integração da
avaliação às plataformas institucionais. |
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4 - Proposta de
Avaliação do Projeto |
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- A proposta de
instrumento de avaliacao da Educação a Distância na UFRGS. - Diretrizes de
integração da avaliação às plataformas institucionais. |
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5 - Plano de
trabalho do Bolsista |
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Desenvolver pesquisa
(bibliográfica e documental) em relação à temática que envolve a educação a
distância, de modo particular, no contexto da UFRGS; Desenvolver pesquisa de
campo a partir da elaboração de roteiro de entrevistas a ser usado nos grupos
focais. Transcrição das gravações realizadas. Apoio no teste piloto para
tabulação e analise de resultados. Participação nas reuniões do grupo.
Participação em atividades de iniciação científica e eventos organizados pela
SEAD. Elaboração do Relatório de Pesquisa.Desenvolver pesquisa (bibliográfica
e documental) em relação à temática que envolve a educação a distância, de
modo particular, no contexto da UFRGS; Desenvolver pesquisa de campo a partir
da elaboração de roteiro de entrevistas a ser usado nos grupos focais.
Transcrição das gravações realizadas. Apoio no teste piloto para tabulação e
analise de resultados. Participação nas reuniões do grupo. Participação em
atividades de iniciação científica e eventos organizados pela SEAD.
Elaboração do Relatório de Pesquisa. |